terça-feira, 27 de abril de 2010

Mercado de seguros fica em segundo lugar entre os melhores em atendimento

Notícias → por Adela em 22, abril, 2010

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente (IBRC), em parceria com a revista Exame, mostrou que o mercado de seguros, no quesito de atendimento ao consumidor, apresentou uma avaliação muito positiva, ficando no segundo posto entre 15 setores avaliados pela pesquisa. No chamado Índice Nacional Exame/IBRC de atendimento ao cliente, o mercado segurador só foi superado pela indústria de cosméticos. O estudo, que consumou mais de oito meses de trabalho, é considerado a mais completa radiografia da relação empresas/clientes no Brasil. O setor de seguros emplacou três empresas no grupo das 25 melhores empresas em atendimento no País (leia mais no site www.ibrc.com.br)


A qualidade do atendimento que as empresas têm prestado aos seus clientes foi avaliada por meio de metodologia desenvolvida pelo IBRC e englobou quatro etapas distintas. A primeira etapa foi uma grande pesquisa quantitativa nacional, realizada com mais de 3.000 pessoas, em 150 cidades brasileiras, para saber do consumidor quais empresas haviam nos últimos 12 meses atendido bem, deixado aquela boa impressão, de que tanto se fala, e quais não haviam correspondido às expectativas, tendo atendido mal. Dessa fase saíram 100 empresas (50 melhores e 50 piores) que prosseguiram nas duas etapas seguintes. A primeira etapa valia 20 pontos.


Na segunda fase, foram avaliados os processos internos dessas empresas, que impactariam diretamente na qualidade do atendimento, valendo mais 20 pontos. Na terceira etapa, foram testados, por uma equipe de auditores, como efetivamente ocorriam esses atendimentos, por meio da ferramenta de mistery client, com mais 20 pontos possíveis de alcançar. O último passo, que valia 40 pontos, foi dar a oportunidade ao cliente de dar uma nota à empresa citada e deixá-lo livre para dar sua opinião, por meio de uma pesquisa qualitativa com um grupo médio de 15 clientes ativos de cada uma das 100 finalistas.


O Índice procurou saber, assim, quais os fatores primazes para um atendimento de qualidade; como se divide entre front office e back Office; por que ainda atendemos mal; o que exatamente é atender bem, na cabeça do brasileiro; que empresas são consideradas eficazes em atender; o quê de diferenciado elas fazem; e quais são e onde estão errando, as que pior atendem.


Fonte: Portal Viver Seguro

O CUIDADO COM O QUESTIONÁRIO NA SUA APÓLICE!!


OLÁ,HOJE QUERO FALAR SOBRE O CUIDADO E A RESPONSABILIDADE QUE VOCÊ TEM AO RESPONDER O QAR (QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DE RISCO).


NÃO SEI SE VC JÁ NOTOU,MAS AO CONTRATAR OU RENOVAR A SUA APÓLICE,EXISTEM ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE O USO DO SEU VEÍCULO,QUEM O UTILIZA COMO CONDUTOR,COMO ELE É GUARDADO,ETC...,ESSAS PERGUNTAS MUITAS VEZES PASSAM DESPERCEBIDAS E/OU NÃO SÃO INFORMADAS COM A ATENÇÃO MERECIDA,E "AÍ É QUE MORA O PERIGO", VOCÊ SABE O POR QUÊ AS SEGURADORAS INCLUEM ESTE QUESTIONÁRIO NA SUA APÓLICE? E SABE QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DAS INFORMAÇÕES ERRADAS NA HORA EM QUE OCORRER UM SINISTRO?




POIS BEM,EM PRIMEIRO LUGAR, O PREÇO DO SEU SEGURO TEM TUDO A VER COM ESSES QUESTIONAMENTOS,POIS, DEPENDENDO DAS RESPOSTAS INFORMADAS VÃO AUMENTAR OU DIMINUIR O VALOR DO PRÊMIO (VALOR DO SEGURO);MAS ATENÇÃO,NÃO ADIANTA VC OU SEU CORRETOR TENTAREM CAMUFLAR AS RESPOSTAS ACHANDO QUE ESTÃO FAZENDO UM BOM NEGÓCIO!,APARENTEMENTE PODE ATÉ PARECER QUE SIM ,MAS DEIXA OCORRER UM SINISTRO QUE A SEGURADORA VAI LER ESSE QUESTIONÁRIO E TRAÇAR UM COMPARATIVO DO QUE OCORREU NO SINISTRO COM AS RESPOSTAS INFORMADAS NA SUA APÓLICE.


PORTANTO, RESPONDA CORRETAMENTE COM TODA A TRANSPARÊNCIA E CUIDADO,NÃO ADIANTA VC PAGAR MENOS ANTES DA HORA CRUCIAL DA UTILIZAÇÃO DO SEU SEGURO...



SOBRE OS CONDUTORES ,ALGUMAS SEGURADORAS SÓ SOLICITAM OS DADOS DO PRINCIPAL CONDUTOR,OUTRAS ALÉM DESSES DADOS SOLICITAM OS NOMES DOS CONDUTORES ADICIONAIS DO SEU VEÍCULO.

FIQUE ATENTO,CONDUTORES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 18 A 25 ANOS TRAZEM MAIOR RISCO E POR ISSO AUMENTAM O VALOR DO SEGURO ( MAS SE MESMO QUE MUITO REMOTAMENTE EXISTE A POSSIBILIDADE DE ALGUÉM DO SEU CONVÍVIO COM ESSA IDADE DIRIGIR O SEU AUTO,É MELHOR INFORMAR,POIS O BO / BOLETIM DE OCORRÊNCIA TERÁ QUE SER APRESENTADO PARA A SEGURADORA REPARAR OU INDENIZAR VC OU TERCEIROS DOS QUAIS VOCÊ CAUSOU PREJUÍZO, E SE MEU AMIGO NO SEU QUESTIONÁRIO VC INFORMOU QUE SOMENTE PESSOAS ACIMA DE 26 ANOS DIRIGEM SU VEÍCULO,MAS,O ACIDENTE FOI CAUSADO JUSTAMENTE COM ALGUÉM COM IDADE INFERIOR...JÁ ERA...SUA SOLICITAÇÃO TEM SÉRIOS RISCOS DE SER NEGADA!).


AS PERGUNTAS QUE PARECEM TÃO "INOCENTES",TAMBÉM MERECEM ATENÇÃO!


A QUILOMETRAGEM POR EXEMPLO,PARA QUE SERVE ESTA PERGUNTA?, SIMPLES , A SEGURADORA SABE QUE SE SEU AUTO "RODA MUITO" TEM MAS CHANCES DE USAR MAIS A ASSISTÊNCIA 24 HS;LÓGICO QUE EM AUTOS QUE PERCORREM MAIS DISTÂNCIAS TEM A SUA MECÂNICA MAIS ATINGIDA,SUAS PEÇAS SÃO GASTAS MAIS RAPIDAMENTE E ISSO TAMBÉM AUMENTA O RISCO DE ACIDENTES.


OUTRO EXEMPLO , É SOBRE A MANEIRA COMO VOCÊ GUARDA SEU VEÍCULO, É EM CASA NA GARAGEM? OU VC NÃO TEM GARAGEM E DEIXA EM CIMA DA CALÇADA?,VOCÊ VAI DE VEÍCULO PARA O TRABALHO, FACULDADE ? E LÁ TAMBÉM TEM GARAGEM OU NÃO?( ESSAS PERGUNTAS SÃO MERAMENTE PARA VERIFICAR O RISCO DE ROUBO DO SEU AUTO,SE ELE É MUITO EXPOSTO A ESTE RISCO OU NÃO).


E AGORA PARA DESCONTRAIR...MULHER NO VOLANTE ,AO CONTRÁRIO DO QUE DIZEM OS HOMENS,CAUSAM MENOS PREJUÍZO,POIS SÃO MAIS CUIDADOSAS,RESPONSÁVEIS,ATENTAS AS REGRAS DE TRÂNSITO,ETC,ETC...NÃO É POR GENTILEZA QUE O SEGURO É MAIS BARATO QUANDO O VEÍCULO É CONDUZIDO PRINCIPALMENTE POR NÓS MULHERES...SÃO LEVANTAMENTOS FIDEDÍGNOS COM BASE NOS DADOS DA POLÍCIA RODOVIÁRIA, E POR ISSO MEUS CAROS,SINTO MUITO INFORMAR QUE AS OPINIÕES CONTRÁRIAS SÃO LENDAS INCORRETAS!!!!


MAS ,SEJA QUAL FOR A SUA SITUAÇÃO,O IMPORTANTE É USAR A VERDADE,SOMOS BRASILEIROS ,GOSTAMOS SIM DE DAR "JEITINHO" PARA TUDO,MAS NÃO SE ILUDA SEU QUESTIONÁRIO SERÁ USADO CONTRA VOCÊ MESMO ,CASO ESTEJA ERRADO, FIQUE DE OLHO!!!







quinta-feira, 15 de abril de 2010

Acidentes acontecem. Você sabe como agir?


Autor: Site Mulher ao Volante

Os acidentes acontecem justamente nos momentos mais inesperados, por distração, imprudência, imperí­cia de um dos envolvidos, ou por alguma falha mecânica que impossibilita que o mesmo seja evitado. Por isso, é muito comum aos envolvidos sentirem-se confusos e inseguros sobre as providências a serem tomadas.



O mais importante nesse momento é manter a calma, em caso de nervosismo, respire fundo e pense que o pior já passou, o acidente já aconteceu, agora é preciso focar-se em resolver a situação. Manter a calma não apenas ajuda você a lembrar dos detalhes do acidente, como também contribui para que todos os envolvidos direcionem sua atenção para a solução dos problemas gerados pelo infortúnio.



Você tendo ou não culpa do ocorrido, sempre pode haver um engraçadinho no local que dispare frases provocativas e preconceituosas, como o perigo de mulheres ao volante, idosos ao volante, jovens ao volante. Ignore-o, perder a calma nessa hora só agrava a situação, além do que, ganhar uma discussão não resolve a situação.



Procuramos listar abaixo algumas dicas importantes a serem observadas.


• Mantenha a calma;


• Assegure-se de não ter se ferido, assim como as demais pessoas envolvidas;


• Caso haja feridos, não remova-os de sua posição, ligue imediatamente para o socorro, ou peça que alguém o faça;


• Se o acidente foi de pequenas proporções, e caso seja possível, retire seu veículo do meio do trânsito, estacionando-o em local seguro. Caso o acidente tenha sido de maior gravidade, ou não seja viável a remoção do veí­culo, sinalize da melhor forma possí­vel, com triângulos, pisca-alerta, ou outra forma que ajude a alertar os outros motoristas que passam pelo local, evitando assim o agravamento da situação;


• Havendo feridos chame a polí­cia, caso os danos sejam apenas materias, chame os agentes de trânsito;


• Não importa quem seja o culpado pelo acidente, procure trocar com os envolvidos dos outros veículos as seguintes informações: Nome, endereço, telefone, placa, modelo e cor do veí­culo. Se possí­vel, obtenha também o nome, endereço, e telefone de testemunhas do ocorrido;


• Caso nem a polícia nem agentes de trânsito compareçam ao local, assim que puder registre a ocorrência em uma delegacia, isso é muito importante caso haja algum desdobramento posterior ao acidente. Esse procedimento também pode ser exigido pela sua companhia de seguro;


• Procure registrar da melhor foma possí­vel o acidente, com fotos, anotações, e demais detalhes que possam ser informados no boletim de ocorrência e para sua seguradora;


• Caso tenha apólice de seguro, ligue imediatamente para seu corretor, ou para a companhia de seguros, pois, mesmo não tendo culpa no acidente, receberá orientações sobre como agir. Sua companhia de seguros tomará todas as providências necessárias para o reembolso de todos os danos;


• Caso não tenha culpa do acidente e o culpado se negar a assumir sua culpa, mesmo assim mantenha a calma, siga todos os procedimentos acima e transfira o problema para sua seguradora, ela se encarregará de todos os trâmites necessários para que você não fique no prejuízo.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Você Sabe aproveitar uns descontos????




OLÁ, HOJE QUERO FALAR SOBRE UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE PARA O SEU BOLSO...DESCONTOS;JÁ QUE O SEGURO DO AUTO É BEM AMARGO,AS SEGURADORAS TENTAM AMENIZAR ESTE INVESTIMENTO OFERECENDO BENEFÍCIOS ,PROMOÇÕES E VANTAGENS QUE ESTÃO AÍ NA SUA APÓLICE ,À SUA DISPOSIÇÃO E VC NEM VÊ!!!


CLARO QUE AS SEGURADORAS NÃO "JOGAM PARA PERDER"; NA VERDADE,NA VERDADE ;ESTES "MIMOS" ESTÃO EMBUTIDOS DE ALGUMA MANEIRA NO VALOR DO SEU SEGURO,OU QUEM SABE ,A UTILIZAÇÃO DESTES DESCONTOS NOS LOCAIS CONVENIADOS FAVOREÇAM AINDA MAIS AS SEGURADORAS POR "LEVAREM" A ESTAS EMPRESAS CLIENTES...MAS,SEJA COMO FOR "O QUE NÃO TEM REMÉDIO,REMEDIADO ESTÁ"...


É LÓGICO, QUE VC NÃO VAI FICAR RICO SE JUNTAR OS DESCONTOS OFERECIDOS NA UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS COM DESCONTOS INDICADOS PELAS SEGURADORAS, MAS, TODO DESCONTO É BEM VINDO QUANDO REALMENTE NOS FAVORECER!!!


PORTANTO, VOU POSTAR AQUI ALGUMAS DICAS QUE PODEM SER ÚTEIS,CLARO QUE ESPERO QUE VC FAÇA ANTES DE UTILIZÁ-LOS PESQUISA NO MERCADO PARA VER SE USANDO OS DESCONTOS REALMENTE VAI VALE A PENA!!!


QUALQUER DÚVIDA ,LEIA SEU MANUAL DO SEGURADO E LIGUE PARA A SUA SEGURADORA PARA VERIFICAR SE ESTES BENEFÍCIOS AINDA SE APLICAM ...


QUEM TEM SEGURO COM O BB SEGURO AUTO e SULAMÉRICA


TEM DESCONTOS EM PRODUTOS E SERVIÇOS,COMO POR EXEMPLO:


EM SÃO PAULO:


Desconto em Estacionamentos: O cliente do BB Seguro Auto, que estiver na cidade de São Paulo, tem 30% de desconto1 na tarifa de rotativo NAS REDES Center Park,Cappark,Dumar Park ENTRE OUTROS.


Descontos e Serviços Gratuitos para Motos . Della Via:

Na Rede Della Via, clientes BB Seguro Auto têm descontos e serviços gratuitos. Confira abaixo:. limpeza gratuita do filtro de ar;. doação pela Della Via de um litro de óleo (desde que a troca seja feita na rede de lojas da Della Via);. lavagem simples gratuita;. 5% de desconto na compra de pneus e de qualquer acessório nas lojas da rede (exceto promoção).


Descontos e Serviços Gratuitos . DPaschoal

Aproveite os descontos e vantagens para carros de passeio na rede DPaschoal.. 50% de desconto em alinhamento de direção;. 50% de desconto em balanceamento de rodas;. Alinhamento de farol, análise da bateria, rodízio, calibragem e conserto de furos nos pneus, gratuitos.


Desconto em Locação de Veículos,


Descontos em produtos na Americanas.com,


Desconto em produtos no Submarino, ENTRE VÁRIOS OUTROS,

CONSULTE NO SITE www.bbseguroauto.com.br, E VERIFIQUE OS SERVIÇOS E PRODUTOS DISPONÍVEIS NO SEU ESTADO.


NA PORTO SEGURO AUTO


EM SÃO PAULO:


Desconto em ar-condicionado Na Refrisul:Desconto:20% em serviços de ar condicionado automotivo, limpeza e higienização.


Descontos em lava rápidos Na Central Park:Desconto: 25% na lavagem, limpeza do motor, polimento, cristalização e higienização dos bancos.


Desconto em Gastronomia comida japonesa Nakombi :Descontos: 15% no valor total da conta.


Descontos na Blindagem do veículo Na Guard Blindagens:Desconto de 12%:Na blindagem de veículos nacionais e importados, manutenções e revisões. Garantia para blindagens novas de 03 anos à garantia estendida e permanente (para o primeiro proprietário do veículo). Pagamento em 2 vezes ou financiamento em 24 X (consulte condições).


CONSULTE NO SITE:http://www.portoseguro.com.br/ ,E VERIFIQUE OS SERVIÇOS E PRODUTOS DISPONÍVEIS NO SEU ESTADO.



NA INDIANA SEGUROS AUTO/ LIBERTY SEGURO AUTO


Desconto na Parachoques e Cia:Em parceria com a empresa Parachoques & Cia, o seguro Indiana Auto oferece aos segurados 20% de desconto e parcelamento em até 5 vezes sem juros na restauração de componentes plásticos automotivos: pára-choques, spoilers, retrovisores, painéis, faróis, lanternas, entre outros.


Desconto na Seal Car anti-furto:Os segurados Indiana podem instalar esse dispositivo com preços especiais.


Descontos na instalação de Insulfilm:Os segurados podem instalar o verdadeiro Insulfilm com preço exclusivo Condições exclusivas: desconto de 10% no preço da tabela oficial.


Descontos no Centro automotivo Maxx Car:Serviços gratuitos oferecidos pela Maxx Car
- Rodízio de pneus- Calibragem- Check-up de suspensão- Montagem de pneus.


Serviços e produtos com desconto oferecidos pela Maxx Car- Desconto de 10% em qualquer serviço disponível nas lojas, na ocasião da visita- Desconto de 5% em qualquer produto (exceto pneus), disponível nas lojas, na ocasião da visita.

CONSULTE NO SITE :http://www.indiana.com.br/, E VERIFIQUE OS SERVIÇOS E PRODUTOS DISPONÍVEIS NO SEU ESTADO.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

fique tranquilo se sua moto estiver segura



Criamos um tutorial sobre seguro para motos e mostramos como fazer o melhor negócio na hora de proteger seu patrimônio


texto Marcelo Assumpção Revista duas rodas


É comum ligarem para pedir o seguro de uma moto porque um amigo recomendou que o valor vale a pena", conta o corretor José Ferreira, da Spotnet Corretora de Seguros. O erro é comum a quem pensa em fazer o primeiro seguro e ele explica que "a resposta sempre surpreende, porque o valor nunca é o mesmo". Uma cotação de seguro nunca é igual à outra, pois considera pelo menos duas dezenas de fatores que variam a cada caso. Entre eles, a idade do segurado e das pessoas com quem reside, tipo de garagem onde a moto ficará estacionada, freqüência de uso, valores das coberturas e, o principal, o endereço. Este pode ser o vilão ou herói da apólice, que produz as maiores variações no custo do seguro, o chamado prêmio (veja “Dicionário” ).




Cotamos o seguro para uma Yamaha Fazer 250 nova, moto cujo custo de seguro é considerado mediano, usando um perfil também intermediário entre o ideal e o pior possível. A diferença foi de mais que o dobro mudando o endereço do bairro de Moema para o de São Mateus, em São Paulo (SP): as melhores cotações no mês de agosto (critério utilizado para todos os valores publicados nesta reportagem) foram, respectivamente, de R$ 1.156 para a Zona Sul e R$ 2.524 para a periferia Leste da cidade, região com maior índice de roubos e furtos. Portanto, se você mora em uma cidade grande e está pensando em mudar de endereço, já pode incluir o cálculo do seguro na decisão.




O segundo item que mais influencia o valor da apólice é o perfil do segurado, em especial a idade. Sai mais caro para os que estão próximos dos 18 anos, solteiros, moram em casa, residem com outras pessoas de 18 a 24 anos e usam a moto diariamente porque é o único veículo que possuem. O valor do prêmio cai conforme a idade aumenta, em especial a partir dos 30 anos. Já o melhor perfil possível é de quem está casado, mora em apartamento com garagem fechada e sem pessoas recém-habilitadas. Nessas condições, mantendo o mesmo exemplo da Fazer e usando um endereço considerado mediano em índice de roubos e furtos, o valor é reduzido de R$ 2.692 com o pior perfil possível para R$ 1.144 se o condutor tiver 30 anos e um bom perfil, como o descrito acima. E cai até R$ 654, para quem tem 70 anos.




É verdade que perfil e endereço dificilmente se modifica, mas há uma série de opções que dependem exclusivamente do segurado e podem fazer toda a diferença no preço. Começando pelas coberturas, que em caso de sinistro afetam o bolso e o tamanho da dor de cabeça do segurado: o valor coberto pelo seguro em caso de danos materiais (a outro veículo) ou corporais (outra pessoa) pode variar de R$ 20 mil a R$ 700 mil, diferença que no mesmo exemplo da Fazer 250 soma apenas R$ 30 a serem pagos por um ano de seguro. Em outras palavras, aumentar o valor dessas duas coberturas custa pouco considerando o possível prejuízo de bater em um carro de luxo. Também é preciso ficar atento para evitar prejuízos com reduções de custo causadas pela eliminação de coberturas, um negócio que definitivamente não vale a pena. Retirando as indenizações em casos de colisão e danos a terceiros, além da assistência 24 horas, o desconto é de cerca de 10%. Pequeno por um seguro pela metade ou, no mínimo, bem seletivo.
CB 300R: custo de seguro maior, proporcionalmente ao valor da moto
Motos custom têm prêmio reduzido pelo baixo índice de sinistro




Bons e maus descontos


Na composição de sua apólice também é possível alterar os valores da franquia (valor pago pelo segurado para acionar a seguradora) e da indenização por perda total (furto, roubo, incêndio ou colisão grave). O valor da franquia pode ser elevado para reduzir o do prêmio, a chamada franquia majorada, que custa até o dobro em troca de uma redução que não costuma chegar a 5% do custo da apólice. Em números, se precisássemos acionar o seguro da Fazer pagaríamos nada menos que R$ 2.909 em vez dos R$ 1.455 da franquia comum, em troca de uma redução insignificante no valor do prêmio (de R$ 1.682 para R$ 1.616). Se esse é um mau negócio, modificar a indenização em caso de perda total já é trocar seis por meia-dúzia. A indenização é paga com base no valor de mercado aferido pela Fipe, que pode ser reduzido a 75% ou ampliado para 110% do preço na tabela, à escolha do segurado no momento de compor a apólice. Em ambos os casos, a variação no custo da apólice é quase proporcional à variação da indenização. O prêmio de seguro da Fazer com indenização de 75% do valor de mercado, por exemplo, cairia de R$ 1.682 para R$ 1.328, ou seja, um desconto de 21% para uma redução de 25% na indenização.




Se você chegou até aqui, já sabe como negociar sua apólice com o corretor de seguros. Mas não é só, porque raras são as pessoas que não trabalham no meio e sabem que é possível melhorar o custo do seguro barganhando a comissão do corretor, que é embutida a critério dele no valor do prêmio. A comissão varia de 10% a 30% do custo do seguro ou até R$ 400 em nosso exemplo, com a Fazer. Agora que o universo dos seguros está desmistificado, já sabe: se estiver pensando em comprar uma moto, informe-se quanto ao valor do seguro para decidir com propriedade, sem dar chance a surpresas desagradáveis.


Confira abaixo as condições de algumas seguradoras consultadas


seguro-ultima-versão-5.jpg Faz seguro de motos a partir de 250 cc limitando o uso ao fim de semana, mas acima de 400 cc aceita o uso diário. Há opção de cobertura complementar para equipamentos de segurança, repostos em caso de acidente.


seguro-ultima-versão-6.jpgAceita motos de baixa cilindrada apenas em cidades com baixo índice de roubos (não conseguimos cotar para a Fazer, por exemplo). Está praticando valores significativamente menores para motos a partir de 500 cc.


seguro-ultima-versão-7.jpgA partir de 500 cc.


seguro-ultima-versão-8.jpgA partir de 500 cc.

seguro-ultima-versão-10.jpgPara todas as cilindradas e uso diário, desde que não configure uso profissional.



seguro-ultima-versão-9.jpgAceita motos de baixa cilindrada apenas em cidades com baixo índice de roubos.




O seguro na compra da moto



Se você mora em uma cidade onde roubos e furtos de motos são comuns, a cotação de seguro deve se tornar pré-requisito para a compra. Há modelos cuja contratação se torna inviável devido ao elevado índice de roubos ou mesmo pela idade da moto, que faz a seguradora supor maior risco de acidente por falta de manutenção. A atual campeã em custo de seguro é a Honda CB 300R, que para o mesmo perfil usado nas cotações da Fazer pede um gasto de R$ 2.704 ou 21% de seu valor de mercado por um ano de seguro (na melhor cotação, pois há seguradoras que pedem até 40% do valor da moto). Já entre os seguros mais em conta estão os das BMW e custom importadas, em especial as Harley-Davidson. "A lógica da seguradora é simples: esse perfil de consumidor costuma fazer a manutenção da moto em oficinas autorizadas, por isso não existe demanda para o mercado de peças usadas", explica Ferreira, da corretora Sportnet. O prêmio de uma Harley Night Rod Special avaliada em R$ 73.620 (foto acima) é de apenas R$ 1.760, quase o mesmo da Fazer, ou somente 2,4% do valor do bem. Com relação às motos mais antigas, usamos como parâmetro a Honda Falcon 400, que permaneceu nove anos em produção, até o fim do ano passado. O seguro da 2008 custa R$ 1.666, enquanto o do modelo 1999 sobe para R$ 2.203 apesar da queda no valor da moto para cerca de metade do preço.

Será que o seguro vai pagar?



POR CLÁUDIO GRADILONE// REVISTA QUATRO RODAS.



O manobrista bateu o carro? O carro dormiu fora de casa e foi roubado? Saiba quais são as maiores dúvidas dos segurados.

O CARRO É USADO NO INTERIOR, MAS FOI ROUBADO NA CAPITAL Quem mora no interior do estado de São Paulo tem sorte. Como lá o índice de roubos é menor, o seguro é mais barato. Essa diferença pode levar o segurado a cair na tentação de informar que o endereço de pernoite do carro é o do sítio do fim de semana, não a residência na cidade. Isso é fraude e a seguradora pode não pagar a indenização. “Diferenças de informação desse tipo são a maior causa de discussão entre seguradoras e segurados”, diz Marcelo Prieto, especialista em seguros automotivos da corretora americana Marsh. “Elas provocam questionamentos e processos internos na seguradora, o que atrasa o processo.” Porém, se o segurado estava somente em viagem à capital, nesse caso o sinistro é pago sem problemas.
O SEGURADO MUDOU DE ENDEREÇO, MAS NÃO AVISOU A SEGURADORA Isso pode ocorrer quando o motorista renova automaticamente sua apólice e só informa a seguradora depois que o sinistro ocorreu. Na maioria das vezes, não existe má-fé, mas mesmo assim a seguradora pode se recusar a pagar a indenização. “É preciso informar sempre se o endereço em que o carro pernoita mudou, para evitar problemas na hora de pagar a indenização,” diz Osvaldo Nascimento, executivo responsável pela área de seguros do Itaú.
EMBRIAGADO, O SEGURADO BATE O CARRO Aqui existe uma sutileza legal: para que a seguradora possa alegar embriaguez e não pagar a indenização, é preciso que haja uma prova de que o motorista estava bêbado – em geral, um teste de bafômetro realizado pelo policial. Se o motorista se negar a fazer o teste, o policial pode fazer constar a recusa no boletim de ocorrência e informar que havia aparência de embriaguez, por exemplo. Caso contrário, o não-pagamento da seguradora pode ser contestado judicialmente. Apesar disso, não abuse. Se exagerou no copo, peça ajuda à própria seguradora. Muitas oferecem o chamado “motorista amigo”, que leva para casa o segurado sem condições de dirigir.
O CARRO PASSOU A NOITE FORA DA GARAGEM E FOI ROUBADO A maioria das seguradoras indeniza o segurado se for possível provar que o carro dormia todos os dias na garagem e passou só uma noite fora. Porém, se ela provar que o carro dormia na rua habitualmente, pode se recusar a pagar. Algumas apólices têm uma cláusula adicional, que diz que a seguradora não é responsável se o carro estiver fora de uma garagem entre a meia-noite e 6 horas da manhã, por exemplo. O motorista deve ler com cuidado as famosas letrinhas miúdas
O CARRO ESTÁ COM IMPOSTOS OU PARCELAS DO SEGURO ATRASADOS Se o veículo for roubado antes de o seguro ser quitado, o que falta pagar será descontado da indenização. O mesmo vale para os impostos atrasados e multas nãopagas. Se o segurado não pagou o IPVA ou ainda tem multas pendentes, esse valor também será descontado. No caso de problemas de documentação, a seguradora pode exigir a regularização antes de pagar.
O SEGURADO VIAJOU PARA A ARGENTINA E BATEU OU FOI ROUBADO A grande maioria das apólices só vale no território nacional. Quem viaja para o exterior precisa se garantir, pois os sinistros que ocorrem depois da fronteira só estão cobertos se isso constar na apólice. Caso contrário, o segurado não tem direito à indenização. Além disso, poucos sabem que levar o carro para fora do Brasil tem mais uma exigência: o motorista precisa contratar um seguro obrigatório quando viaja para os países do Mercosul. OBS :ESTE SEGURO CHAMA-SE CARTA VERDE, SE FOR VIAJAR PARA OUTROS PAÍSES COM SEU AUTO, LIGUE PARA SUA SEGURADORA E VERIFIQUE AS INSTRUÇÕES...
UM MANOBRISTA BATEU O CARRO Por lei, as empresas que atuam com manobristas em São Paulo precisam ter um seguro, que deve ser acionado em caso de roubo ou acidente (e elas são obrigadas a pagar a franquia). O problema é que há várias empresas que atuam na informalidade e não têm seguro. Nesses casos, o segurado tem de fazer um boletim de ocorrência e acionar sua seguradora, que vai então cobrar da empresa responsável pelo manobrista. Mas a seguradora vai ressarci-lo. O mesmo também vale para o motorista que deixou o carro na mão de um flanelinha, que costuma manobrar o carro na rua.
UM AMIGO OU A NAMORADA LEVOU O CARRO EMPRESTADO E HOUVE UM ACIDENTE Emprestar o carro para alguém pode virar dor de cabeça. Se o amigo for maior de 18 anos, tiver habilitação válida, não estiver embriagado e usar o carro eventualmente, a seguradora pagará. Se algum desses quatro pré-requisitos não for cumprido, ela pode se recusar. Idade, habilitação e embriaguez são fatos concretos, mas a noção de eventual é um pouco mais nebulosa. Se a namorada usa seu carro uma vez por semana – no dia do rodízio de veículos, por exemplo –, isso configura uso habitual. Para ter direito à indenização, é preciso incluí-la como motorista e pagar mais por isso. OBS: ALGUMAS SEGURADORAS SÓ VÃO COBRIR MOTORISTAS HABILITADOS COM MAIS DE 26 ANOS,OU SE NA APÓLICE CONSTAR COBERTURA PARA CONDUTORES ENTRE 18 A 25 ANOS ,POR ISSO CONFIRA A SUA APÓLICE!
O SEGURADO RESOLVEU ASSUMIR A CULPA NO LUGAR DE OUTRO MOTORISTA QUE NÃO TEM SEGURO Um motorista sem seguro arrebenta o carro de outro que tem. O segurado assume a culpa pelos dois acidentes, mas o outro paga a franquia. Parece um acordo bom para os dois lados, só que isso é fraude. Para evitá-la, as seguradoras podem se servir de um vasto arsenal tecnológico. “Elas podem reconstituir os acidentes e verificar se há divergências com o que o segurado informou”, diz José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Cesvi, um centro de pesquisas de reparos de automóveis. As seguradoras estimam que pelo menos 20% das indenizações pagas têm uma ou outra irregularidade. Para reduzir esse percentual, a tendência das seguradores é serem cada vez mais rigorosas com esses casos.

Quando você é o terceiro




Você tem de apelar para uma oficina credenciada pela seguradora do causador do acidente? Muita calma nessa hora...


POR TATIANY CAVALCANTE //REVISTA QUATRO RODAS


Aconteceu o pior. Não foi culpa sua, mas o carro está amassado. A notícia boa é que o seguro do outro motorista cobre os prejuízos...


A notícia não tão boa é que os reparos só poderão ser feitos em uma das oficinas credenciadas pela seguradora, e nenhuma delas é sua conhecida. Como garantir a qualidade do serviço?


Janito Ferreira, professor de engenharia mecânica da Universidade de Campinas (Unicamp), diz que, em geral, a oficina credenciada pode provocar surpresas desagradáveis. Essas oficinas costumam cobrar menos das seguradoras para ter certeza de que vão entrar na lista de credenciadas. O problema é que, para garantir as margens de lucro, elas vão fazer muita força para cortar custos, sacrificando a qualidade dos serviços. “Elas podem reparar as peças danificadas em vez de trocá-las, ou mesmo colocar peças usadas ou do mercado paralelo”, diz Ferreira.


Foi mais ou menos o que ocorreu com a analista de sistemas Regina Cunha. Em 2006, um motorista desavisado estragou a traseira de seu Corsa Classic novinho. O causador do acidente tinha uma apólice da Real Seguros, e se prontificou a pagar os prejuízos, que chegaram a 12 000 reais nos dois veículos. Aí começaram os problemas de Regina. O carro era novo, e ela queria consertá-lo em uma concessionária. Pedido negado, apesar da intervenção do próprio segurado. Em seguida, ela tentou fazer o serviço em uma oficina que conhecia. Novamente, nada feito. “A seguradora me deu uma lista de três oficinas na região em que eu morava”, diz ela. “Eu não conhecia nenhuma, por isso visitei as três e escolhi a que me pareceu mais organizada.” Serviço feito, automóvel entregue, dor de cabeça na área. “A porta traseira estava desalinhada e a pintura interna do porta-malas começou a descascar e enferrujar depois de dois meses”, afirma Regina. “A oficina não trocou as peças, só desamassou, soldou e pintou.” A solução foi vender o carro, com prejuízo, poucos meses depois. Procurada, a seguradora Tokio Marine, que assumiu a Real Seguros, não quis comentar o caso.


Segundo Marcos Carvalho, analista técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que trabalha em parceria com as seguradoras, às vezes você consegue convencer a companhia a reparar seu carro pela sua oficina preferida. “Precisa bater pé até eles cederem”, diz. Mas Carvalho reconhece que nem sempre isso adianta. E, se você estiver na situação de Regina e for obrigado a usar uma oficina desconhecida indicada pela seguradora, os especialistas dão algumas sugestões para reduzir os problemas. Segundo Ferreira, da Unicamp, o cliente deve antes de tudo entrar em contato com a oficina para analisar o atendimento e ter certeza de que todas as suas perguntas foram respondidas. “É bom perguntar como as avarias serão consertadas e prestar atenção na limpeza e na organização da oficina.”


Um ponto importante é a capacitação dos funcionários.



Se o certificado mais recente emoldurado na parede tratar da especialização nos consertos de carros muito antigos, desconfie. Procure por certificados da ASE (Automotive Service Excellence) Brasil, ligada à indústria automotiva e que promove testes periódicos para os profissionais da área, e do Cesvi, que criou uma placa de qualificação técnica para as boas oficinas do ramo. Outra recomendação importante é observar os carros que estão sendo reparados. Oficinas maiores, que oferecem vários serviços e que reparam automóveis de alto padrão e importados, tendem a ser escolhas melhores.


Em geral, as seguradoras garantem aos clientes que o serviço prestado pelas oficinas credenciadas é de boa qualidade. Para isso, as seguradoras procuram caprichar na hora da escolha. “Consideramos fatores como a apresentação da oficina, a qualidade dos serviços e dos equipamentos e a capacitação e atualização dos profissionais”, diz Marcelo Sebastião, diretor da Porto Seguro.



Ser atendido pela rede credenciada não significa apenas problemas. Se ficar insatisfeito, você sempre pode reclamar com a seguradora, que é a responsável pelo serviço. A reclamação tem de ser formal, por meio de e-mail, dirigida ao departamento de atendimento aos clientes ou à ouvidoria, se houver. “Avaliamos a reclamação e, dependendo do ocorrido, a oficina pode perder o credenciamento”, diz Sebastião. Para as oficinas, ser credenciado em uma seguradora é um excelente negócio, pois garante fluxo constante de serviço. “Se o cliente reclama, eu faço tudo para resolver o problema rapidamente”, afirma José Pereira, proprietário da Auto Mecânica Azpesi, oficina de São Paulo credenciada em mais de cinco seguradoras.


Mesmo assim, especialistas como Ferreira preferem utilizar unicamente oficinas de sua confiança. “Só assim tenho certeza de que o orçamento de peças e serviços terá apenas itens necessários e o preço será justo”, diz ele.


FIQUE DE OLHO


Equipamentos e técnicas que merecem sua atenção na oficina.


Solda de oxigênio-acetileno: é do tipo antigo, que usa uma ama forte, o que favorece o surgimento da corrosão. O correto é ter solda a ponto ou Mig. Para reconhecê-la, é só ver a mancha que fica na lataria. Se for grande como uma mão aberta, é acetileno. Se for um pequeno ponto, pode confiar.


Uso de jornal: eles ainda embrulham as peças com jornal? Mau sinal, pois acaba grudando na lata e afetando a qualidade do serviço. O correto é utilizar papel pardo ou plástico.


Lixa a água: se houver poças de água na área de lixamento, caia fora. O correto é lixar a seco, pois o serviço é mais rápido e o risco de corrosão e bolhas na pintura, menor.


Estufa: é uma cabine forrada de lâmpadas que acelera o processo de secagem e ainda reduz o risco de depósitos de poeira sobre a pintura. Se a oficina tiver, é ótimo sinal.


Cabine de pintura: é uma sala fechada onde o veículo é pintado sem o contato com a poeira que há na área de funilaria. A cabine é um investimento caro e nem todas as oficinas têm, mas a qualidade do trabalho é bem superior.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

O carro reserva conheça mais sobre esta cobertura

http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/foto/0,,35563642,00.jpg


OLÁ ,HOJE VAMOS FALAR SOBRE A COBERTURA ADICIONAL DE CARRO RESERVA .

JÁ IMAGINOU FICAR SEM CARRO JUSTAMENTE QUANDO VOCÊ MAIS PRECISA?, ALGUNS PRECISAM SEMPRE ,POIS SÃO PROFISSIONAIS QUE VIVEM NA "CORRERIA" ,EX:OS MÉDICOS...

PENSANDO NESSAS OCASIÕES E NECESSIDADES , AS SEGURADORAS OFERECEM A COBERTURA ADICIONAL DE CARRO RESERVA ,MAS VOU ESPECIFICAR ALGUNS DETALHES QUE TALVEZ VC DESCONHEÇA,E QUE PODERÃO FAZER A DIFERENÇA NA HORA QUE MAIS PRECISAR.

ESTA É UMA COBERTURA QUE VOCÊ PAGA PARA UTILIZAR QUANDO SEU VEÍCULO ESTIVER EM REPARO,INDEPENDENTE DE ALGUMAS PROMOÇÕES CONDICIONADAS A OFICINAS REFERENCIADAS OU, A COBERTURA DE CARRO SUBSTITUTO GARANTIDO PELA ASSISTENCIA 24 HS (QUE É PARECIDO,MAS ESTÁ CONDICIONADO AO TIPO DE ASSISTÊNCIA 24 HS QUE GERALMENTE SÓ É OFERECIDO POR 3 DIAS PARA QUEM TEM O PLANO MAIS COMPLETO).

QUANDO VC FOR CONTRATAR OU RENOVAR A SUA APÓLICE ,NÃO ESQUEÇA DE PERGUNTAR ,SE DENTRO DO VALOR DO SEGURO ESTÁ CONSTANDO ESTA COBERTURA, E PERGUNTE POR QUANTOS DIAS VOCÊ TERÁ DIREITO A USAR O CARRO RESERVA ,POIS GERALMENTE OS PRAZOS MAIS OFERECIDOS SÃO DE 7,15 OU 30 DIAS (É CLARO QUE PARA CADA PRAZO ESTABELECIDO,O VALOR DO SEGURO SERÁ DIFERENTE).

GERALMENTE PARA SEGUROS NOVOS ,OU SEJA SEM BÔNUS O PRAZO É DE APENAS 7 DIAS (ISTO PQ A SEGURADORA AINDA NÃO TE CONHECE COMO CONDUTOR).

COMO FUNCIONA:

CONSULTE O REGULAMENTO QUE A SUA SEGURADORA ESPECIFICA (CONSULTE APÓLICE E O MANUAL DO SEGURADO), MAS VOU DETALHAR O QUE É MAIS USADO ENTRE AS SEGURADORAS...

* ESTA COBERTURA GERALMENTE É PARA QUEM POSSUI O SEGURO DE COBERTURA TOTAL DO VEÍCULO,OU SEJA A COBERTURA BÁSICA COMPREENSIVA,

*SOMENTE PARA VEÍCULOS DE PASSEIO, PICAPES LEVES OU PESADAS DE USO PARTICULAR (USO COMERCIAL NÃO PODE CONTRATAR ,COM EXCESSÃO DOS TÁXIS),

*SÓ PODE SER UTILIZADA SE O SEU VEÍCULO SOFRER ACIDENTE COM DANOS PARCIAIS (COM PAGAMENTO DE FRANQUIA), OU PERDA TOTAL DO SEU VEÍCULO (ONDE NÃO SE APLICA A FRANQUIA).

*SOMENTE PODE SER USADO QUANDO O DANO FOR CAUSADO NO VEÍCULO SEGURADO,OU SEJA , SE O ACIDENTE AFETAR SOMENTE O TERCEIRO, VC NÃO PODERÁ SOLICITAR ESTE SERVIÇO PARA O TERCEIRO.

GERALMENTE O PROCEDIMENTO É:

1º O SERVIÇO DE CARRO RESERVA SÓ É LIBERADO DEPOIS QUE O VEÍCULO SEGURADO TIVER SIDO VISTORIADO NA OFICINA E OS REPAROS JÁ ESTIVEREM AUTORIZADOS,OU SE O SEU AUTO JÁ ESTIVER A MAIS DE 4 DIAS NA OFICINA(CUIDADO, POIS NESTE CASO ,SE OS REPAROS NÃO FOREM AUTORIZADOS POR ALGUM MOTIVO EX: O VALOR DO REPARO NÃO FAZ JUS AO PAGAMENTO DA FRANQUIA;VOCÊ VAI PAGAR A DIÁRIAS DO CARRO RESERVA NA ÍNTEGRA PARA A LOCADORA),

2º VÃO TE DIRECIONAR A UMA LOCADORA E VC DEVERÁ APRESENTAR OS DOCUMENTOS EXIGIDOS POR ELA , INCLUSIVE UM CARTÃO DE CRÉDITO COM SALDO ESTIPULADO OU CHEQUE CALÇÃO COM VALOR ESTIPULADO (ISTO É SOLICITADO PARA QUE CASO VOCÊ CAUSE ACIDENTE COM O CARRO RESERVA , A LOCADORA VAI PAGAR A FRANQUIA DO REPARO COM ESTE VALOR)

3º VERIFIQUE SE O CARRO DISPONÍVEL ESTÁ DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES OFERECIDAS NA CONTRATAÇÃO/RENOVAÇÃO DA SUA APÓLICE( SE O MODELO ERA BÁSICO, COM OU SEM AR-CONDICIONADO;OU SE O MODELO ERA DE LUXO)

4º O TANQUE DO CARRO RESERVA VAI SER ENTREGUE CHEIO, MAS VC VAI TER QUE DEVOLVÊ-LO CHEIO, POIS O COMBUSTÍVEL NÃO SERÁ FORNECIDO.

5º O TEMPO UTILIZADO COM O CARRO RESERVA (DIÁRIAS) SERÃO DEDUZIDAS DO PERÍODO CONTRATADO, OU SEJA VC CONTRATOU 30 DIAS UTILIZOU 15 DIAS ( SÓ TERÁ DISPONÍVEL MAIS 15 DIAS PARA UMA PRÓXIMA UTILIZAÇÃO DENTRO DA VIGÊNCIA, MAS SE QUISER PODERÁ PAGAR POR INCLUSÃO DE ENDOSSO A REINTEGRAÇÃO DE MAIS DIÁRIAS )

6º SE VOCÊ FOR USAR O CARRO RESERVA UTILIZE POR TODO O PERÍODO QUE ACHAR NECESSÁRIO, POIS GERALMENTE PARA O MESMO SINISTRO CASO VC TENHA ENTREGUE O CARRO RESERVA , NÃO PODERÁ SOLICITÁ-LO OUTRA VEZ MESMO QUE AINDA TENHA DIÁRIAS PARA UTILIZAR(ESTAS NO CASO SÓ FICARÃO DISPONÍVEIS PARA OUTRO SINISTRO DENTRO DA VIGÊNCIA).


DIFERENÇAS ENTRE CARRO RESERVA E CARRO SUBSTITUTO (ASSISTÊNCIA 24 HS ) :


BOM DO CARRO RESERVA JÁ FALAMOS ACIMA , O CARRO SUBSTITUTO DA ASST 24 HS É UM SERVIÇO PARECIDO,MAS SÓ PARA QUEM TEM COBERTURA TOTAL DO VHL(COMPREENSIVA COM PLANO TOTAL DA ASST 24 HS), ELE PODE SER SOLICITADO
POR ACIDENTE ,PANE ELÉTRICA OU PANE MECÂNICA QUE IMPOSSIBILITE O VEÍCULO SEGURADO DE TRAFEGAR,MAS ATENÇÃO:

SÃO APENAS 3 DIÁRIAS
PARA TER DIREITO AO SERVIÇO SEU VEÍCULO TERÁ QUE SER REBOCADO IMPRETERIVELMENTE PELO REBOQUE DA ASST 24 HS ATÉ A OFICINA,OU SEJA SE VC LEVOU SEU AUTO PARA A OFICINA COM REBOQUE PARTICULAR,"JÁ ERA"...O RESTANTE SEGUE IGUAL AS OBSERVÇÕES ACIMAS SOBRE O CARRO RESERVA.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

VIA LAGOS RJ
















PÁSCOA 2010:
Operação Semana Santa na ViaLagos128 mil veículos devem passar pela rodovia no feriadão
Rio Bonito, terça-feira, 30 de março de 2010. A CCR ViaLagos começa amanhã (31/03) a operação especial de atendimento para o feriadão da Semana Santa na ViaLagos. A Concessionária estima que 128 mil veículos passarão pela rodovia entre esta quarta e a segunda-feira (05/04). Quinta e sexta-feira (2/4) deverão ser os dias de maior movimento na ida para Costa do Sol, com previsão de 28 mil e 20 mil veículos, respectivamente. E o domingo de Páscoa (4/4) deverá ser o dia de maior fluxo em direção ao Rio, com a passagem de 34 mil veículos.
Para não causar impacto no fluxo de veículos, a Concessionária cumprirá uma programação especial de serviços de manutenção ao longo do período. As equipes do serviço SOS Usuário Médico e Mecânico ficarão dispostas em bases operacionais em pontos estratégicos da rodovia, equipadas com 7 guinchos, 8 viaturas de inspeção, 2 motos, caminhão pipa, uma viatura médica de apoio (viatura de intervenção rápida), uma ambulância UTI e duas ambulâncias de resgate dotadas com equipamentos de última geração para o atendimento pré-hospitalar.
A CCR ViaLagos recomenda aos motoristas que, antes de viajar, verifiquem as condições gerais dos veículos - os freios, a calibragem dos pneus, os níveis da água, do óleo do motor e do combustível. Os usuários devem manter atenção ao volante e distância segura do veículo à frente, uma vez que as colisões traseiras são os incidentes de trânsito mais frequentes. É importante, também, obedecer à sinalização e o limite de velocidade da rodovia. Bebida alcoólica e direção, nem pensar.
Brinde de Páscoa para a criançada
No domingo, em comemoração ao dia da Páscoa, a CCR ViaLagos entregará pirulitos de chocolate às crianças que passarem pelo pedágio da rodovia.
Previsão de fluxo de veículos na ViaLagos para o feriadão da Semana Santa.
Quarta-feira (31/3) – 16 mil veículos Quinta-feira (1/4) –28 mil veículos Sexta-feira (2/4) – 20 mil veículos
Sábado (3/4) – 14 mil veículos
Domingo (4/4) – 34 mil veículos
Segunda-feira (5/4) – 16 mil veículos
Total: 128 mil veículos.
Para informações sobre o tráfego, o usuário pode acessar o site www.grupoccr.com.br/vialagos ou ligar para (21) 3634-9800 (ramal 9870).
Em caso de emergência, deve parar no acostamento, ligar o pisca-alerta e aguardar o socorro da CCR ViaLagos, que logo irá chegar.
Mas pode ligar para o Disque CCR ViaLagos 24h (0800 7020124).
Os motoristas que viajam pela rodovia devem aproveitar as vantagens do Programa Paraíso de Descontos. Usuários da Concessionária têm direito a descontos exclusivos em mais de 200 estabelecimentos comerciais da Costa do Sol, entre hotéis, pousadas, restaurantes, passeios turísticos, farmácias e muito mais.
Basta apresentar o recibo do pedágio da CCR ViaLagos ou o extrato do sistema de pedágio automático e aproveitar. O mesmo recibo pode ser utilizado por três dias a partir de sua emissão, e o extrato por 30 dias, quantas vezes o usuário quiser.
O Guia de Descontos, com a relação dos estabelecimentos conveniados, deve ser retirado junto com o recibo na cabine de pedágio ou no Espaço VIP CCR ViaLagos, no Shopping Graal Oasis, onde a concessionária disponibiliza um serviço de informações turísticas da Costa do Sol, ou pelo site www.grupoccr.com.br/vialagos.