quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Dicas para pegar a estrada no fim de ano




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Se você vai pegar a estrada no feriado de Natal e Ano-Novo, confira dicas para ter uma viagem mais segura e tranquila.

- leve a sua documentação e a do veículo também;
- leve o cartão do segurado ,com o número da central de atendimento para aviso de sinistro;

- faça a revisão do carro em uma oficina de confiança antes de pegar a estrada;

- se beber, não dirija;BEBEU? ENTÃO DURMA SE RECUPERE E DAÍ VÁ PARA O TRÂNSITO!!!

– dê preferência aos alimentos leves se for se alimentar antes de pegar a estrada (CUIDADO COM O EXCESSO E MISTUREBAS QUE FAZEMOS NESSAS ÉPOCAS ...RABANADAS COM BACALHAU ,PANETONES COM SALGADINHOS...RSRSRS );

– durma algumas horas a mais que as habituais antes de começar a viagem;

– só pare no acostamento em caso de extrema emergência. Muitos acidentes graves envolvem veículos parados nestes locais

– em caso de congestionamento, deixe o acostamento livre para a circulação de veículos de serviço, como ambulância e viaturas;

– nunca utilize farol alto ao cruzar com outro veículo

– em caso de chuva, fique atento às condições da pista e reduza a velocidade a um limite seguro;

– crianças com menos de dez anos devem viajar no banco traseiro, acomodadas com equipamentos de segurança apropriados a cada faixa etária;

– Não trafegue em alta velocidade.

- Não ultrapasse a velocidade estabelecida nas vias

– Confira o alinhamento a cada 10 mil quilômetros trafegando em vias normais

– Confira o alinhamento a cada 5 mil quilômetros trafegando em vias esburacadas

– Verifique o balanceamento ao sentir alguma vibração no volante

– Mantenha sempre correta a pressão de ar nos pneus, calibrando-os

– Evite direção agressiva, com freadas fortes e curvas forçadas

– Respeite a distância segura entre o seu veículo e o que vai a sua frente (uma boa dica e que os pneus do carro da frente devem estar sempre visíveis à sua visão)
Faça o rodízio dos pneus a cada 5 mil. Esta medida preventiva que promove o desgaste uniforme e regular dos pneus .


Fonte: Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) .
E antes que eu me esqueça,
DESEJO QUE TODOS LEMBREM QUE O MELHOR PRESENTE DE NATAL É MANTER NOSSAS VIDAS COM SAÚDE E INTEGRIDADE FÍSICA,PORTANTO,VAMOS TER PRUDÊNCIA SEM ESTRAGAR A FELICIDADE DA NOSSA FAMÍLIA E DA FAMÍLIA DO PRÓXIMO... FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO A TODOS OS AMIGOS(AS) DO BLOG SEGURO DE AUTO E CIA!!!

Começam a valer os cursos de motoboy e mototáxi




A Res.350/10 do Contran já está em vigor e regulamenta o Curso para Motociclistas Profissionais. Este é um tema que está causando muitas dúvidas em motoboys, mototaxistas, instrutores e donos de Centros de Formação de Condutores.

Devido ao alto número de acidentes envolvendo motocicletas, o Contran optou por regulamentar um curso que garanta aos motociclistas conhecimentos necessários à função e promova atitudes de segurança no trânsito. Recentemente a Lei 12009/09 regulamentou o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros, “mototaxista”, em entrega de mercadorias e em serviço comunitário de rua, “motoboy”, com o uso de motocicleta.

Como esse curso é uma especialização de condutores, a grande dúvida é se apenas o Sistema “S” poderá ministrá-lo. Segundo a especialista em trânsito Elaine Sizilo, uma das autoras do nosso blog, o artigo 2.º da resolução 350 diz que poderão ministrar o curso os órgãos estaduais executivos de trânsito – DETRANs, ou as instituições autorizadas por ele, no caso, costumam ser os CFCs. “A resolução 350, portanto, não exclui os CFCs de ministrar o curso e também não determina que seja apenas o sistema S, como faz resolução 168 para os outros cursos de especialização”, esclarece Elaine.

Neste curso serão abordados conteúdos sobre ética e cidadania, legislação básica e gestão do risco sobre duas rodas, mais conhecido como pilotagem defensiva. Terá ainda conteúdo específico sobre transporte de pessoas ou cargas e prática de pilotagem profissional para o transporte de cargas ou pessoas.

A resolução ainda deixa claro que qualquer instrutor, habilitado em curso de instrutor de trânsito, poderá ministrar as aulas. Da mesma forma que profissionais com formação técnica ou superior na área das disciplinas exigidas no curso.

Esperamos que os profissionais se interessem pelo curso e não o vejam apenas como mais uma obrigatoriedade imposta, mas como uma grande oportunidade de aprendizado.

Motociclista: pode ser que esse curso faça a diferença e que você seja um profissional mais valorizado e mais seguro a partir de agora.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pacificação do Complexo do Alemão pode reduzir seguro de carro em até 20% na região





Publicada em 09/12/2010 às 23:55
Andréa Machado - EXTRA


A redução dos índices de criminalidade no Rio de Janeiro vai se refletir no valor do seguro de carros na região do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro. Segundo o Sindicato dos Corretores de Seguro do Rio de Janeiro (Sincor-RJ), essa diminuição começará a ser sentida pelos motoristas em abril ou maio de 2011.

De acordo com Henrique Brandão, presidente do Sincor, na Zona Sul do Rio - onde a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) foi instalada, no Morro Santa Marta, em Botafogo -, a diminuição do seguro já é sentida. Humaitá, ele exemplifica, era o bairro com o maior índice de roubos de carros. Com a pacificação, o preço da apólice teve redução de 15% a 20%.

- Tudo é causa e efeito. Onde as UPPs estão instaladas há mais tempo, o seguro já tem reduzido. Quando o índice de roubo aumentou no Rio, o preço subiu absurdamente. Agora, as seguradoras têm a obrigação de reduzir o preço - disse Brandão.

Para a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), a redução dos índices de criminalidade deve, sim, influenciar no valor do seguro. A recomendação é fazer pesquisa e ver que empresa oferece o melhor preço.

FÓRUM: AMIGOS (AS) me informem Como foi a renovação do seguro de seu carro: o valor aumentou ou diminuiu? Conte seu caso e relate o motivo da alteração de valor.

ÍNDICES DE ROUBOS DE VEÍCULOS 60% MENOR EM TODO O RIO DE JANEIRO




do portal Terra:


Até 15 dias atrás, as quadrilhas dos complexos da Penha e do Alemão - hoje ocupados pelas forças de segurança - eram responsáveis por 40% dos roubos de carros e motos no Estado. O principal objetivo era enviar os veículos para o Paraguai em troca de drogas e armas. De acordo com o titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), Márcio Mendonça Dubugras, da média mensal de 1,5 mil veículos roubados por mês no Rio, pelo menos 600 eram levados para os dois conjuntos de favelas.

Levantamento da DRFA sobre os 440 carros recuperados desde o início da ocupação aponta que os ataques aconteciam em todo o Estado, mas os locais com maior incidência eram os abrangidos pelas delegacias de Bonsucesso, Penha, Vicente de Carvalho, Irajá, Pavuna e Praça da Bandeira.

"A facção que mais rouba carro é o Comando Vermelho. Eles atuam em quase todos os bairros e municípios, mas a preferência é pela zona norte", afirma Márcio Mendonça. E o destino de muitos desses veículos é o Paraguai. Agentes federais que trabalham na fronteira do Brasil com o país vizinho atestam que boa parte dos carros apreendidos na região vem do Rio.

Agora que os sinais da ocupação começam a ser percebidos - com os índices de roubos de veículos 60% menor em todo o Estado -, a tendência é que o valor dos seguros de carros nessas regiões também fiquem mais baratos. "A previsão é de que, em março, os segurados já possam ter novos valores. Mas para isso é preciso haver uma continuidade dessa situação. Os índices de roubos não podem aumentar de novo", afirma Neival Rodrigues Freitas, diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais.

Nas trocas, só os mais caros


Ao Paraguai, traficantes do Rio enviavam apenas carros que custam a partir de R$ 50 mil. Veículos mais baratos não eram usados nas transações devido ao baixo poder de barganha, pois não renderiam boa quantidade em drogas e armas. Porém, também tinham um destino: eram revendidos por R$ 1 mil para ferros-velhos do Rio. "O tráfico procura lucrar de todas as formas. Os que não serviam como moeda de troca, iam para os ferros-velhos", afirma o delegado.

Assim que chegavam do outro lado da fronteira, os carros enviados por bandidos da Penha e do Alemão eram negociados por 30% do valor do mercado brasileiro. Para cada veículo de R$ 50 mil, por exemplo, os paraguaios cobravam R$ 15 mil. Lá, com esse valor, é possível comprar 300 kg de maconha ou 5 kg de pasta-base de cocaína, que rende, em média, 20 kg da droga.

Violência no Rio
O Complexo do Alemão está ocupado pelas forças de segurança desde o dia 28 de novembro. A tomada do local aconteceu praticamente sem resistência numa ação conjunta da Polícia Militar, Civil, Federal e Forças Armadas. A polícia investiga uma possível fuga de traficantes pela tubulação de esgoto do Alemão antes dos policiais subirem o morro. Na quinta, 25 de novembro, a polícia assumiu o comando da Vila Cruzeiro, na Penha. Ambos dominados, até então, pela facção criminosa Comando Vermelho. As ações foram uma resposta do Estado a uma série de ataques, que começou na tarde do dia 21 de novembro. Em uma semana, pelo menos 39 pessoas morreram e mais de 180 veículos foram incendiados por criminosos nas ruas do Rio de Janeiro.
VAMOS FICAR DE OLHO!!! SE O ÍNDICE DE ROUBOS DIMINUIR ,O SEGURO PRECISARÁ FICAR MENOR, POIS ESTE É SEMPRE O ARGUMENTO PARA O AUMENTO DOS VALORES DE SEGUROS...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PEDIDO DE NATAL, PARTE 1...


MEUS QUERIDOS E MINHA QUERIDAS AMIGOS(AS) DESTE BLOG,ESTOU PRECISANDO QUE VCS VOTEM EM MINHA FRASE,ONDE ESTOU PARTICIPANDO DE UMA PROMOÇÃO QUE VAI OFERECER UMA VIAGEM A NY...(COMO SOU IGUAL A SÃO TOMÉ...ATÉ QUE ME PROVEM O CONTRÁRIO ,ACREDITO...)

QUEM ESTIVER LENDO E POSSUIR UMA CONTA NO FACEBOOK PODERÁ ME AJUDAR...É SÓ CLICAR NESTE LINK ABAIXO,VOCÊS VÃO DIRETO PARA A MINHA FRASE, DAÍ É SÓ CLICAR EM "CURTIR", PRONTO,VCS JÁ ESTARÃO ME AJUDANDO A CONSEGUIR ESTE PRESENTE TÃO ESPERADO!!!!


http://tinyurl.com/28y3yza



OBS: A TODOS QUE PUDEREM ME AJUDAR NESTE SONHO, MUITO OBRIGADA DA AMIGA AQUI...UM GRANDE BEIJO!!!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mão na graxa, mas com muito charme!!!




para as meninas do Rio de Janeiro!!!

Elas representam mais de 25% dos motoristas habilitados e agora, que já provaram sua competência atrás do volante, as mulheres têm a chance de mostrar sua capacidade na hora de trocar um pneu, verificar o nível do óleo e conservar melhor as peças do carro. Foi pensando nelas que o Detran-RJ criou, em março de 2005, o curso Mecânica de Batom. O objetivo é ensinar noções do funcionamento de um automóvel e mostrar seus principais defeitos. Gratuito e com duração de três horas teóricas, as aulas ministradas por dois engenheiros contam com recursos audiovisuais.

Mulheres ganham batom ao final do curso

Quem se interessar, pode ainda se inscrever para a versão prática, em que as alunas têm contato direto com as peças e os veículos. Além de um certificado de participação, cada motorista ganha um kit contendo um manual de mecânica, uma flanela e um batom de brinde. Desde o início do curso, mais de nove mil mulheres habilitadas, ou em processo da primeira habilitação, já passaram pelas aulas, que além de esclarecer dúvidas sobre a mecânica de veículos, contribuem para um trânsito mais humano e seguro.

Inicialmente, o curso era realizado em dois postos do Detran-RJ, mas o sucesso do projeto levou a equipe a agendar também aulas itinerantes. Desde junho de 2005, a população de 40 municípios do Rio de Janeiro, além de funcionárias de 53 órgãos, entre empresas e instituições do Rio, São Paulo e Bahia, participaram do projeto.

“As aulas destacam sempre dois pontos: o funcionamento do carro e a manutenção preventiva. Informações básicas não resolvem problemas mecânicos em caso de emergência, mas o conteúdo passado nas aulas é muito útil para evitar que os imprevistos provoquem acidentes”, explica o engenheiro mecânico Marco Antonio Glinaudeli, um dos coordenadores do projeto. ”No curso, as motoristas aprendem a questionar. Por exemplo, se o mecânico diz: o alternador está quebrado. Quem passa pelo curso já pode rebater: o problema seria o regulador de voltagem?”.

Professor evita uso de termos técnicos

Para não intimidar as alunas ainda desacostumadas com termos como pistões, sistema de arrefecimento e injeção eletrônica, Glinaudeli gosta de simplificar. Didático, compara o funcionamento do carro com o corpo humano. “Evitar que o carro quebre é como cuidar da saúde. A ingestão de alimentos saudáveis corresponde ao uso de produtos de qualidade, fazer exercícios moderados é usar o automóvel de forma apropriada e cuidadosa. E por fim, a visita regular a um médico é a manutenção periódica”.

O módulo teórico do curso é dado todas as quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Posto Santa Luzia, no Centro do Rio. Já o módulo prático é oferecido às sextas-feiras, das 10h às 13h e das 14h às 17h, no Posto Haddock Lobo, na Tijuca. Inscrições e informações pelos telefones (21) 3852.7952 e 3399.1989.


Há outras empresas que também oferecem o curso de mecânica básica para mulheres, no RJ e SP:


Goodyear promove curso para mulheres


Segundo a Goodyear, o curso dá dicas de como utilizar melhor o carro em situações do cotidiano, explica como funcionam os principais componentes do veículo, além de ensinar procedimentos técnicos recomendados para sua manutenção.

tel 0800 111 572

DPaschoal também promove curso de mecânica básica voltado para mulheres:

tel 0800 770 5053