sábado, 26 de março de 2011

CARROS ESTACIONADOS AO SOL - LEIAM OS PERIGOS QUE CORREMOS




Preste atenção!!!! Isto é importante!



Um carro estacionado na sombra durante um dia com as janelas fechadas pode conter de 400-800 mg. de Benzeno. Se esta no sol a uma temperatura superior a 16º C., o nivel de Benzeno subirá a 2000-4000 mg, 40 vezes mais o nivel aceitavel...

A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas inevitavelmente aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta toxina.

O Benzeno é uma toxina que afeta o rim e o figado. E o que é pior, é extremamente dificil para o organismo expulsar esta substancia tóxica.

Ar condicionado ou ar simples dos Automóveis

O manual do condutor indica que antes de ligar o ar condicionado, deve-se primeiramente abrir as janelas e deixá-las assim por um tempo de dois minutos, porém não especificam "o porque", só deixam entender que é para seu "melhor funcionamento".

Aquí vem a razão médica:

De acordo com um estudo realizado, o ar refrescane antes de sair frio, manda todo o ar do plástico quente o qual libera Benzeno, que causa cancer (leva-se um tempo para dar se conta do odor do plastico quente no carro). Por isto é a importancia de manter os vidros abertos uns minutos.

"Por favor não ligar o ar condicionado ou simplemente o ar, imediatamente ao se entrar no carro.
Primeiramente deve-se abrir as janelas e depois de um momento, ligar o ar e manter as janelas abertas até uns minutos.

Além de causar cáncer, o Benzeno envenena os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue.

Uma exposição prolongada pode causar Leucemia, incrementando o risco de cancer.
Também pode causar um aborto. O nivel apropriado de Benzeno em lugares fechados é de 50 mg/929 cm2.

Assim amigos, por favor, antes de entrar no carro (se o local for seguro), abrir as janelas e a porta para assim dar tempo a que o ar interior saia e disperse esta toxina mortal.

INOVAÇÃO NO SEGURO DE MOTOS




A Allianz, através do produto Allianz Moto, disponibiliza um seguro destinado a motos acima de 250cc. Entre os seus benefícios estão as coberturas básicas para colisão, roubo, furto e incêndio; e coberturas adicionais como acessórios e opcionais como capacete, macacão, luvas, botas e jaqueta.


Mas a GRANDE INOVAÇÃO é por conta da cobertura adicional para acidentes pessoais a passageiros da moto(APP),ou seja,O SEGURADO PODERÁ CONTRATAR ESTA COBERTURA para caso ocorra morte ou invalidez permanente do condutor e/ou carona, ele(ou o beneficiário ) receba uma indenização além do DPVAT.


Há também a cobertura de responsabilidade civil danos materiais, corporais e morais( para cobrir gastos dos danos com TERCEIROS) e reposição de moto zero km até 180 dias no caso de Indenização Integral.


O seguro também disponibiliza uma assistência 24 horas específica para motos. Além das coberturas, o Allianz Moto oferece ao segurado vantagens como aceitação de bônus de outras seguradoras, bônus diferenciado de até 45%, desconto especial para veículo com dispositivo antifurto e antirroubo, desconto familiar, desconto fidelidade para renovação sem sinistro, desconto progressivo na franquia para renovação Allianz sem sinistro, opção de franquia reduzida e pagamento em até 6 vezes sem juros no débito em conta corrente e cheque ou em até 10 vezes com juros.



Ficou interessado? visite o site












quinta-feira, 17 de março de 2011

PARA OS MOTOCICLISTAS


Queridos(as) motociclistas, vcs conhecem o Site Honda Piloto Mais?


Pois é,vasculhando a internet em busca de novas informações,encontrei uma iniciativa louvável da HONDA em buscar soluções para a HARMONIA NO TRÂNSITO,e como ela é a líder de produção e vendas de motos no Brasil,ela montou o mais completo site sobre pilotagem segura de motocicletas. No endereço www.honda.com.br/pilotomais , temas como técnicas de pilotagem, equipamentos de segurança, manutenção preventiva da motocicleta, entre outros, são abordados de forma completa, simples e didática.


Eu gostei tanto,que adicionei neste humilde blog um link direto para quem se interessar em dar uma verificada no conteúdo,que por sinal é show de bola!!


O link está do lado esquerdo do blog,é só clicar na imagem e vasculhar tudo o que for preciso...

Aproveitem e vasculhem meu blog também!!!!


CURSOS PARA MOTOQUEIROS E MOTORISTAS DE SÃO PAULO


Independente do veículo que se utiliza, estar preparado psicologicamente e habilmente para encarar os desafios do trânsito é indispensável. Entretanto, a verdadeira "guerra" que vemos entre os motoristas nas ruas mostra que levará um tempo para a harmonia ser alcançada. A discriminação sempre está à vista, é "motoqueiro" para cá, "caminhoneiro" para lá, sempre palavras usadas em tom pejorativo. No entanto, todos são essenciais para a sociedade e, às vezes, o que falta é um ensino melhor de como agir no tráfego. É exatamente com esse objetivo que a CET (Companhia de Engenharia do Tráfego) em SÃO PAULO realiza atividades gratuitamente em seu Centro de Treinamento e Educação de Trânsito, localizado em São Paulo.

Existem treinamentos para motoristas de todos os tipos de veículos e até para quem ainda não dirige.
Uma destas aulas é voltada as crianças, mostrando que desde cedo deve-se aprender a conviver no trânsito. "São coisas que muitos ainda não aprenderam. Passamos a parte técnica aqui na CET, mas também trabalhamos a cidadania e a consciência de cada um", explica Ilana Berezovsky Frigieri, supervisora do Departamento de Educação do Trânsito da CET. Entre os cursos ministrados pelo órgão, está um destinado exclusivamente para os usuários de motocicleta. Trata-se do "Pilotagem Segura para Motociclistas", no qual os interessados passam por dois dias de aprendizado. O primeiro é teórico, enquanto, no segundo, sobem nas motos.

Para participar do curso, basta ser habilitado na categoria A e fazer a inscrição.
Nas explicações teóricas, que duram 8 horas, os alunos vão para a sala de aula. Os instrutores abordam temas como: equipamentos de segurança, postura adequada, manutenção da motocicleta, comportamento adequado no tráfego, condições físicas, emocionais e a influência das drogas sobre o comportamento humano, noções de cidadania e o Código Brasileiro de Trânsito. Apesar do tempo ser reduzido, as informações passadas são realmente importantes.

Quem pensa que apenas os menos experientes procuram o treinamentos, está enganado, como explica o instrutor Ailton Franco: "Recebemos, aqui, desde novatos até pessoas com anos de prática. Alguns acham que já são muito bons, enquanto outros querem voltar a andar de moto depois de muito tempo. A postura na moto acaba sendo o calcanhar de Aquiles da maioria dos motociclistas e passamos todas as técnicas corretas para eles", disse Franco. E os professores não pegam leve com os aprendizes, tanto que gritos de "olha a viseira aberta" ecoam pela pista.

Outro ponto no qual os instrutores frisam a extrema importância é a técnica das frenagens. Como é costume de grande parte dos usuários de motos, os alunos que chegam ao treinamento utilizam muito mais o freio traseiro que o dianteiro. "Usar apenas o freio traseiro é muito menos eficiente. Tentamos mostrar que a aplicação dos dois freios, somado também ao freio-motor, pode salvá-los em diversas situações", acrescenta Franco. É claro que leva um tempo para adquirir os métodos ideais, porém, no decorrer da aula é possível notar as melhorias dos alunos.

Aos poucos todos vão perdendo os vícios adquiridos, o que faz melhorar muito a sua pilotagem. "Aprendi muitas coisas aqui hoje e o professor é excelente. Correspondeu às minhas expectativas e, com certeza, vou indicar para que mais pessoas também façam", afirmou o auxiliar Vanderson Martins, após finalizar o treinamento. A convite da CET, nossa equipe participou das aulas e algo que chamou a atenção de nossos companheiros de exercícios foi o equipamento de segurança que utilizei. Apesar de não ser obrigatório o uso de botas, calças, jaquetes e luvas, a CET recomenda a utilização dos mesmos para os seus alunos. Contudo, muitos não compram devido ao preço.

E o trabalho da CET segue esta linha de tentar educar e conscientizar os usuários de motocicletas. "Nosso objetivo é pontuar os riscos, ninguém vem aqui para aprender as regras de trânsito. O importante é mudar o comportamento e aumentar a segurança", acrescenta Ilana Berezovsky.

CURSOS OFERECIDOS:


Direção Defensiva e Primeiros Socorros para Motoristas

As técnicas de Direção Defensiva, quando utilizadas pelo motorista, ampliam a segurança dos ocupantes do veículo e dos demais usuários da via. Este é o objetivo deste curso que aborda também procedimentos de primeiros socorros que todo indivíduo deve conhecer para atuar em situações de emergência.

Informações e agendamento:

Carga Horária: 16 horas divididas em dois dias consecutivos.

Público alvo: O curso é oferecido a empresas que buscam o aperfeiçoamento de seus empregados, e também a motoristas que, individualmente, almejam seu aprimoramento.
Como se inscrever: gratuitamente

Local: CETET
Telefones: 3871.8625 / 3871.8687

E-mail: dco2@cetsp.com.br



Curso de Formação para Motoristas de Táxi

De acordo com a Lei Municipal 7.329/69, que estabelece normas para execução de serviço de transporte individual de passageiros em veículos de aluguel, os táxis em serviço no município de São Paulo somente poderão ser conduzidos por profissionais devidamente inscritos no Cadastro Municipal de Condutores de Táxi – CONDUTAX. Uma das exigências para esta inscrição é a participação no Curso de Formação para Motoristas de Táxi.

A qualidade e a segurança da prestação do serviço de táxi para a população da cidade de São Paulo são os fundamentos deste curso.
Com esta proposta são trabalhados conteúdos como:
- Legislação municipal específica para serviço de táxi;
- Direção defensiva;
- Código de Trânsito Brasileiro;
- Relações humanas;
- Manuseio de Guia da Cidade de São Paulo;
- Primeiros socorros.



Informações e agendamento:

Carga Horária: 32 horas divididas em 8 manhãs

Como se inscrever: Comparecer pessoalmente na Avenida Marquês de São Vicente, 2154 - Barra Funda – São Paulo - SP, munido de CNH. No ato da inscrição será emitido o boleto de pagamento.

Valor do curso: R$ 127,54

Local: CETET

Telefones: 3871.8610 / 3871.8730

Fax: 3871.8844

e-mail: dco@cetsp.com.br



Pilotagem Segura Para Motociclistas

Desenvolver valores de segurança e cidadania e promover o aprimoramento de técnicas de pilotagem de motocicletas são os principais objetivos deste curso que compreende módulo teórico e prático.
Na primeira etapa são abordados conceitos de legislação de trânsito, manutenção preventiva da moto, prevenção de acidentes, primeiros socorros e, principalmente, o comprometimento do motociclista com a sua segurança e dos demais usuários da via.
O módulo prático é realizado em pista de treinamento com motocicletas da CET. Os exercícios propiciam a correção de vícios e posturas que interferem negativamente na pilotagem.

Informações e agendamento:

Carga horária:
Módulo teórico: 8 horas divididas em dois períodos de quatro horas.
Módulo prático: 8 horas.

Público alvo: O curso é oferecido a empresas, com que buscam o aperfeiçoamento de seus empregados usuários de motocicletas e também a motociclistas que, individualmente, almejam seu aprimoramento.

Para o módulo prático é fundamental que os participantes compareçam com equipamentos e trajes adequados: capacete, luvas, botas, jaquetas e calças apropriadas para os exercícios.
Valor: gratuito

Local: CETET

Telefones: 3871.8625 / 3871.8687

E-mail: dco2@cetsp.com.br


Curso de Formação de Profissionais de Motofrete

De acordo com a Lei municipal nº 14.491 de 27/07/2007 os profissionais prestadores de serviço de transporte de pequenas cargas deverão estar inscritos no Cadastro Municipal de Condutores de Motofrete – CONDUMOTO.

O curso de Formação de Profissionais de Motofrete é uma das etapas deste processo e visa capacitar o motofretista, desenvolvendo conhecimentos e competências relativas tanto ao desempenho profissional do motociclista quanto à condução da motocicleta. Para tanto são abordados os temas:
- Legislação específica da profissão;
- Código de trânsito Brasileiro;
- Sinalizações de trânsito;
- História da motocicleta;
- Técnicas de pilotagem segura;
- Cidadania e relacionamento interpessoal;
- Primeiros socorros.

Informações e agendamento
Carga horária: 12 horas/aula

Público alvo: Motociclistas habilitados há, no mínimo, um ano na categoria A.

Como se inscrever: Pessoalmente no CETET - Av. Marquês de São Vicente, 2154 - Barra Funda – São Paulo - SP, munido de CNH. No ato da inscrição será emitido o boleto de pagamento.

Valor: R$ 15,00

Local: CETET

Telefones: 3871.8610 / 3871.8730

Fax: 3871.8844

e-mail: dco4@cetsp.com.br


Palestra Segurança no Trânsito e Qualidade de Vida

Palestra ministrada em empresas ou instituições, com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da adoção de atitudes seguras e adequadas no trânsito.

A palestra é direcionada aos diversos usuários do sistema viário, tais como: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Informações e agendamento
Quem pode solicitar: Empresa interessada no aperfeiçoamento de seus empregados, que consiga garantir o mínimo de 30 participantes.

As exigências compreendem ainda, instalações apropriadas para acomodação dos participantes, disponibilização de aparelho de multimídia e microcomputador - previamente instalados e testados e o transporte do palestrante.

Carga horária: aproximadamente 01 hora.

Valor: gratuito

Local: instituições e empresas
Telefones: 3871.8625 / 3871.8687 ou pelo correio eletrônico
E-mail: dco2@cetsp.com.br



Palestra Pilotagem Segura

Palestra ministrada em empresas ou instituições para motociclistas e passageiros de motocicletas (garupas), com o objetivo de trabalhar os fatores que ampliam a segurança do motociclista, bem como promover a reflexão sobre a importância da prática da pilotagem segura.

Informações e agendamento

Quem pode solicitar: Empresa interessada no aperfeiçoamento de seus empregados, que consiga garantir o mínimo de 30 participantes.

As exigências compreendem ainda, instalações apropriadas para acomodação dos participantes, disponibilização de aparelho de multimídia e microcomputador - previamente instalados e testados e o transporte do palestrante.

Carga Horária: aproximadamente 01 hora

Valor: gratuito

Local: instituições e empresas
Telefones: 3871.8625 / 3871.8687

E-mail: dco2@cetsp.com.br




Pedalar com Segurança

O curso tem a finalidade de orientar o ciclista sobre os aspectos de segurança no trânsito ao pedalar, utilizando a bicicleta como meio de transporte, no exercício de atribuições profissionais ou em momentos de lazer.
No curso são abordados assuntos como:
- Equipamentos de segurança;
- Manutenção da bicicleta;
- Código de Trânsito Brasileiro e seus artigos relacionados ao ciclista;
- Técnicas e exercícios de frenagem, equilíbrio, mudanças de marchas;
- Aspectos importantes relacionados à saúde do ciclista tais como: postura corporal, alimentação, necessidade de aquecimento e de alongamento.

Informações e agendamento

Público alvo: grupos organizados compostos por indivíduos que sabem andar de bicicleta.


Para o módulo prático é fundamental que os participantes compareçam com trajes e recursos adequados: bicicleta e equipamentos de proteção individual.

Carga Horária:


Módulo teórico: 4 horas
Módulo prático: 4 horas

Valor: gratuito

Local: CETET

Telefones: 3871.8625 / 3871.8687

E-mail: dco2@cetsp.com.br



ESPERO TER AJUDADO!!!!

terça-feira, 15 de março de 2011

VOCÊS CONHECEM O SEGURO PARA A FRANQUIA?




Queridos(as) leitores...já existem no mercado segurador algumas modalidades de seguros(geralmente para os veículos com mulheres como principais condutoras),que isentam o pagamento da franquia no 1º sinistro ocorrido na vigência do seguro...

Porém a NOBRE SEGURADORA, ofereçe um seguro chamado Nobre SCP (SEGURO DE COMPLEMENTO DE PAGAMENTO) que é feito para cobrir a sua Franquia independente da Seguradora do seu veículo, e de quem é o principal condutor (Homem/Mulher),lógico que o valor deve ter suas diferenças...independente disso,no site a informação é que o custo é pequeno ( e precisa ser mesmo para que valha a pena fazê-lo)...copiei do site as seguintes informações:

Adeus Surpresas Desagradáveis!

O Nobre SCP é o seguro que cobre a franquia do seguro do Automóvel.

Garante exatamente o valor que seria pago por você, em caso de acidente, quando há a necessidade de acionamento da Seguradora garantidora do seguro principal do Automóvel.
Lembramos que as pequenas batidas que ultrapassam o valor da franquia são as que ocorrem com maior freqüência. E quando isso acontece a Apólice de Seguro de seu automóvel paga uma parte do conserto, deixando para você o pagamento da franquia, uma despesa extra e que geralmente vem quando menos se espera.

Faça já o seu Seguro de Complemento de Pagamento, você vai comprovar que custa bem pouco, evitar surpresas desagradáveis ao seu orçamento.

Pequenas batidas que ultrapassam o valor da franquia são as que ocorrem com maior freqüência. E quando isso acontece a Apólice de Seguro de seu automóvel paga uma parte do conserto, deixando para você o pagamento da franquia, uma despesa extra e que geralmente vem quando menos se espera.

Coberturas
•Complemento de Pagamento - Franquia

Vantagens
Benefícios na contratação do seguro Nobre SCP – Franquia:

•Garante o pagamento total da sua franquia, para sinistro coberto pelo seguro principal do seu veículo;
•A contratação independe da Seguradora garantidora do seguro principal;
•Redução do custo para o segurado em caso de sinistro que acione o Seguro principal;
•Livre escolha de oficinas;
•Agilidade na liquidação de sinistros;
•Opção de parcelamento do prêmio;
•Custos de alta competitividade;
•Contratação através da internet;
•Emissão desburocratizada e rápida;
•Serviços de estudos e orientações técnicas;
•Opção de contratação individual ou frotas;
•Validade para todo território nacional;
•Estrutura de serviços da Nobre Seguradora, uma organização conceituada, com tradição de respeito ao corretor e ao Segurado.

Bom para quem se interessar entre no site da Nobre Seguradora e faça seu ctto:

http://www.nobre.com.br/scp_franquia

Vale a pena conferir...um abraço!!!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Suspensão da Carteira de Motorista: Informações




Procurando na internet, encontrei um texto bastante interessante que ajuda a tirar muitas dúvidas dos motoristas que recebem a notificação de Suspensão do direito de Dirigir.Lembrando que,no seguro,caso ocorra sinistro(colisão/roubo/furto,etc) e o condutor do veículo segurado esteja com a CNH vencida ou principalmente, suspensa,a seguradora poderá recusar a indenização ou reparo...fiquem atentos e Vejam as dicas abaixo:

Tire suas dúvidas sobre suspensão da carteira de motorista


O que ocorre quanto o motorista tem 20 pontos na carteira?

Quando o motorista atingir 20 pontos ou mais, ele será encaminhado a um processo administrativo, que decidirá sobre a suspensão do seu direito de dirigir. O condutor é notificado do excesso de pontos e tem prazo de 60 dias – a partir da data do recebimento da notificação – para apresentar sua defesa prévia. Se não o fizer dentro do prazo, seu processo será julgado com base nos dados disponíveis no sistema do Detran de seu estado.

Qual é o período de suspensão do direito de dirigir?

O período de suspensão pode variar de um mês a um ano. Para os reincidentes no excesso de pontos, a penalidade a ser aplicada irá variar de seis meses a dois anos de suspensão.

O que fazer para regularizar a CNH?

O condutor deverá cumprir o prazo de suspensão e concluir, com êxito, o Curso de Reciclagem para Motorista Infrator. O curso é de 20 horas/aula. No caso de o aluno ser reprovado, terá de refazer o curso. Só a aprovação no curso garantirá ao motorista o restabelecimento do seu direito de dirigir.

Após a aprovação do aluno no curso do Detran, o cadastro de pontuação do condutor é zerado – e passam a integrar a notificação da autuação do excesso de pontos negativos. A partir daí, o Detran começa a contar uma nova série de pontuação negativa.

O que ocorre com quem tem 20 pontos na carteira provisória?

Quem tirou a CNH há menos de um ano não pode ter cometido uma infração gravíssima ou uma infração grave, ou ainda duas ou mais infrações médias. Se isso ocorrer, ele não terá o direito de trocar sua carteira provisória pela definitiva, e será obrigado a reiniciar todo o processo de primeira habilitação.

O que acontece com o motorista que dirige com a carteira suspensa?

Se continuar a dirigir durante o período de suspensão, o motorista punido estará cometendo infração de trânsito gravíssima, na esfera administrativa, com penalidade de multa de 900 UFIR e apreensão do veículo. Na área criminal, o motorista estará cometendo crime de trânsito. Esse crime prevê pena de detenção de 6 meses a um 1 ano de detenção e nova multa, além da suspensão ou proibição de obter a habilitação.

Quais são as possibilidades de defesa um motorista?

O motorista poderá se defender frente às seguintes situações:

O motorista, na data da infração, não era mais o proprietário do veículo multado.
A pontuação referente à infração foi lançada ilegalmente no cadastro do motorista.
O motorista entrou com recurso junto à autoridade que o multou, e a autoridade julgadora considerou procedente as explicações, cancelando a penalidade, mas não providenciou a atualização do sistema Detran.
O motorista nomeou real infrator para a infração de trânsito (outro motorista foi responsável pela infração).
O veículo multado não pertence ou nunca pertenceu ao motorista, que jamais assumiu qualquer responsabilidade sobre as infrações cometidas naquele carro, quer por real infrator, quer por transferência de responsabilidade.
O veículo multado teve perda total em acidente ou foi roubado ou furtado antes da data da infração, e o motorista foi indenizado pela seguradora.
O veículo foi roubado ou furtado em data/hora anterior à data da infração (caso de veículos sem seguro)
Prazo: Recebida a notificação, o motorista terá 60 dias, contados a partir da data de expedição, para apresentar suas razões de defesa.


Quando apenas uma multa pode acarretar a suspensão da carteira?

Quando o motorista comete uma infração gravíssima ele pode ter a sua carteira de motorista suspensa, independentemente do volume de pontos no prontuário. Confira abaixo quais infrações podem suspender ou reter a sua CNH:

Penalidade é o procedimento feito no momento da infração.
Medida administrativa não é uma medida instantânea. Será expedida mais tarde pelo órgão de trânsito responsável.

Dirigir com a CNH de categoria diferente do veículo que esteja conduzindo
Tipo de infração: gravíssima
Penalidade: multa e apreensão do veículo.
Medida administrativa: recolhimento da carteira de motorista.

Dirigir com a CNH vencida há mais de trinta dias
Tipo de infração: gravíssima
Penalidade: multa
Medida administrativa: recolhimento da carteira de motorista e retenção do veículo até a apresentação do condutor habilitado.

Dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou qualquer substância entorpecente.
Tipo de infração: gravíssima
Penalidade: multa e suspensão do direito de dirigir.
Medida administrativa: retenção do veículo até a apresentação do condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação

Dirigir ameaçando pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos.
Infração: gravíssima
Penalidade: multa e suspensão do direito de dirigir
Medida administrativa: retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação

Disputar corridas com espírito de emulação (competição)
Infração: gravíssima
Penalidade: multa, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.
Medida administrativa: recolhimento do documento de habilitação de remoção do veículo

Promover, na via, competição esportiva, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via.
Infração: gravíssima
Penalidade: multa, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo
Medida administrativa: recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo
Neste caso, as penalidades são aplicáveis aos promotores e aos condutores participantes.

Utilizar-se de veículo para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus.
Infração: gravíssima
Penalidade: multa, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo
Medida administrativa: recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

Em caso de acidentes, deixar de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo.
Infração: gravíssima
Penalidade: multa e suspensão do direito de dirigir
Medida administrativa: recolhimento do documento de habilitação.

Transpor, sem autorização, bloqueio viário policial.
Infração: gravíssima
Penalidade: multa, apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir
Medida administrativa: remoção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil.

Em rodovias, vias de trânsito rápido e vias arteriais:

Quando a velocidade for superior à máxima em até 20%:
Infração: grave
Penalidade: multa

Quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20%:
Infração: gravíssima
Penalidade: multa e suspensão do direito de dirigir

Demais vias:

Quando a velocidade for superior à máxima em até 50%
Infração: grave
Penalidade: multa

Quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50%
Infração: gravíssima
Penalidade: multa e suspensão do direito de dirigir
Medida administrativa: recolhimento do documento de habilitação.

Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor … …sem usar os equipamentos de segurança necessários, transportando passageiro sem os equipamentos de segurança necessário, fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda; com os faróis apagados; transportando criança menor de sete anos.
Infração: gravíssima
Penalidade: multa e suspensão do direito de dirigir
Medida administrativa: Recolhimento do documento de habilitação

Fonte IG

Multas começam em Copacabana a partir desta segunda-feira




Trafegar no corredor de ônibus dá multa de R$ 53,20 e 3 pontos na carteira
POR BEATRIZ SALOMÃO

Rio - A partir de hoje, quem trafegar pelas duas faixas do corredor exclusivo para ônibus da Avenida Nossa Senhora de Copacabana será multado. Motoristas de carros, táxis sem passageiro e vans que invadirem o BRS (Bus Rapid System) serão autuados em infração leve, perderão três pontos na carteira e terão que desembolsar R$ 53,20.

Motoristas só podem acessar o corredor para dobrar na primeira via que der mão à direita ou acessar garagens. Por isso, a punição será aplicada se dois radares seguidos flagrarem o motorista no corredor. O sistema funciona de forma progressiva, ou seja, se passar pelo terceiro aparelho de fiscalização seguinte, nova multa é aplicada.

A secretaria garante que entre dois radares, sempre há possibilidade de dobrar à direita.

Após três semanas de orientação dada nas ruas por guardas municipais, agentes da CET-Rio e Rio Ônibus, 11 radares vão fiscalizar quem invadir as pistas destinadas a coletivos, táxis tripulados ou adaptados para portadores de necessidades e transporte escolar. O embarque e desembarque de táxis convencionais deve ser feito do lado esquerdo ou em ruas transversais. Ainda assim, o efetivo de guardas municipais e agentes da CET-Rio permanece inalterado.

O estacionamento na pista da esquerda nos dias úteis só será permitido após 21h, após as 14h aos sábados e o dia inteiro aos domingos. Nesses períodos é permitido trafegar pela pista exclusiva.

Inaugurado em 19 de fevereiro, o BRS de Copacabana reduziu em 24% a frota de ônibus que passa pela via. O próximo corredor será implantado na Rua Barata Ribeiro, no mesmo bairro.

Pelo menos uma vez ao dia, o taxista da cooperativa Barra Top Táxi, Ângelo Rodrigo, 29 anos, passa pela Nossa Senhora de Copacabana. Ele é contra as normas que impedem embarque e desembarque no corredor e reclama do fluxo lento provocado pela mudança nas faixas da esquerda: “Preciso ficar atento na hora de virar para não ser multado. O trânsito ficou lento. São muitos motoristas pegando e deixando passageiros”.

Confira onde estão os radares

A Secretaria Municipal de Transportes avisa que não haverá barreira física para impedir os motoristas de trafegar por mais de um quarteirão pelo corredor exclusivo. De acordo com a secretaria, um equipamento, chamado repetidor, fica junto a cada radar e é responsável por identificar as placas dos carros que trafegarem por mais de uma quadra seguida. Confira onde ficam os radares ao longo da via:

Entre as ruas Júlio de Castilho e Francisco Sá.

Entre as ruas Francisco Sá e Souza Lima.

Entre as ruas Sá Ferreira e Djalma Urich.

Entre as ruas Miguel Lemos e a Xavier da Silveira.

Entre as ruas Xavier da Silveira e a Rua Bolívar.

Entre as ruas Constante Ramos e a Rua Santa Clara.

Entre as ruas Santa Clara e Figueiredo de Magalhães.

Entre as ruas Siqueira Campos e Hilário de Gouveia.

Entre as ruas Hilário de Gouveia e a Paula Freitas.

Entre as ruas Rodolfo Dantas e Duvivier.

Entre as ruas Rua Belford Roxo e Prado Júnior.