sábado, 30 de abril de 2011

Lei das Motonetas entra em vigor nesta segunda




A partir desta segunda-feira, 2 , entrará em vigor a lei que regulariza os ciclomotores, não permitindo mais a circulação desse tipo de veículo sem emplacamento. Assim, quem adquirir ciclomotores novos a partir desta data tem a obrigação de emplacá-los imediatamente.

Essa regularização diz respeito a registro, licenciamento e emplacamento do veículo. Ciclomotores com notas fiscais emitidas antes dessa data terão até o dia 30 de julho para regulamentá-los.


São definidos como ciclomotores os veículos automotores de duas rodas que não ultrapassam 50 km de velocidade final e 50 cilindradas de potência, possuindo, no entanto, todas as obrigações de um veículo normal.

Para registrar o ciclomotor, é necessário apenas apresentar ao Detran a cópia da Nota Fiscal de compra, a vistoria do veículo, a cópia do documento de identidade e CPF do proprietário, além do pré-cadastro do veículo no Renavam, e assim o ciclomotor receberá uma placa como qualquer outro veículo.


É importante lembrar que, para que o veículo seja licenciado e registrado, é preciso que o importador ou fabricante informe ao Registro de Nacional de Veículos Automotores (Renavam) o pré-cadastro do veículo. Sendo assim, o diretor de trânsito da SMTT, Major Paiva, alerta que as pessoas se certifiquem se os fabricantes dos ciclomotores estão regularizados com o Renavam, ou se eles estão comercializando ciclomotores irregulares.


Identificação

Segundo Major Paiva, a lei vem para identificar esses ciclomotores que estavam sendo vendidos de forma aleatória e circulando sem controle algum. Eles são vendidos como brinquedos, mas dividem espaço no trânsito com outros veículos, e obviamente correm um risco maior ainda quando pilotado de forma irresponsável, sem os aparelhos de segurança, passando por cima das calçadas, pulando canteiros e não obedecendo a sinalização. A partir do momento que você registra a obrigatoriedade, você traz esses veículos para luz, explica ele.


Outro ponto positivo da identificação é que agora é possível saber a quem recorrer em caso de acidentes, e o poder público poderá garantir o patrimônio dessas pessoas em caso de roubo ou furto, já que eles agora serão identificados. Mas, segundo o Major, a principal vantagem da medida é a questão da obediência e disciplina às regras de trânsito, da aquisição da habilitação e uso do capacete.


É importante perceber que a lei rege obrigações iguais para outros tipos de motos, sendo assim, pra dirigir um ciclomotor é preciso usar capacete, ter habilitação categoria A ou uma autorização. Consequentemente, é necessário ser maior de 18 anos e passar por todo o processo de habilitação para poder dirigir um ciclomotor.


Taxas


Apesar de serem isentos do IPVA, será cobrada uma taxa 2% do valor do veículo para o registro do ciclomotor, que será paga ao Detran. Além disso, é preciso que seja feito o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, DPVAT, que é um seguro público e obrigatório que cobre a pessoa em caso de morte, perda ou debilidade de membro e função, e de despesas hospitalares, no valor de R$293. O valor do seguro é estabelecido de acordo com a categoria do veículo e do risco que ele oferece, por isso que o seguro de um ciclomotor tem valor maior que o de um automóvel, explica Major Paiva.


Infração


A fiscalização dos ciclomotores começa em julho, dando um prazo maior para que todos sejam regularizados. Sendo assim, caso o veículo não esteja emplacado ele será autuado e removido por cometer uma infração gravíssima; se for registrado e licenciado, o cidadão que não for habilitado vai ter o veículo retido e autuado com uma pena de multa de R$ 574 e, sem capacete, vai ter o veículo autuado e receberá uma multa no valor de R$ 191,54, cometendo uma infração gravíssima.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Feliz dia das Mães!











Do Trânsito + Gentil/Porto Seguro.







Este post é dedicado a todas as mamães que são gentis no trânsito! Se você não tem filhos, envie este link para alguma mamãe que você conhece, pois ele será bem útil. É uma espécie de homenagem e contribuição a todas as mães que dirigem e compartilham o espaço no trânsito com seus filhos.

Preocupados com o conforto e segurança delas e de seus filhos no trânsito, fizemos uma entrevista com Roberto Manzini, comandante do Centro de Pilotagem da Renault, empresa que forma pilotos defensivos ou de competição, com treinamentos específicos para cada tipo de pessoa.


Bolamos algumas perguntas bem interessantes, que respondem a algumas dúvidas freqüentes entre as pessoas sobre o que é certo, ou não, fazer ao volante. A gente espera que, com essas respostas, todas as mães fiquem mais tranqüilas enquanto dirigem, e possam praticar um trânsito mais gentil.

Segue a entrevista:

– É aconselhável dirigir durante a gestação? Como o cinto de segurança deve ser ajustado durante este período?

Na maioria dos casos, não há empecilho. Porém o ajuste do cinto é algo muito específico para cada mulher e cada tipo de gravidez. De qualquer maneira, o aval do responsável médico é fundamental.

- Até quantos meses de gestação é indicado para a mulher dirigir?

Normalmente, até os 06 meses. Mas essa deve ser uma decisão tomada em conjunto com o responsável médico.

- Como podemos orientar as mamães de primeira viagem a transportarem corretamente seu bebê recém-nascido no carro? Pode levar no colo do passageiro?

No colo nunca! Hoje, as boas maternidades instruem os pais sobre como transportar seu filho no carro, e indicam que, já ao sair da maternidade, o casal deve contar com o dispositivo de retenção apropriado (Moisés), colocado no banco traseiro do veículo, ao centro, com a cabeça da criança voltada para o painel e preso pelo cinto de segurança do carro. Caso o equipamento não possua suporte ou calços para cabeça, deve-se improvisar até com fraldas de pano, apoiando a cabeça do bebê nas laterais (têmporas), evitando movimentos bruscos, sempre com cuidado para não sufocar a criança.

- Quais são as idades corretas para o uso do cadeirão?

1. Bebê conforto ou conversível: desde o nascimento até 9 ou 13 Kg, conforme recomendação do fabricante, ou até 1 ano de idade. Deve estar voltado para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no banco de trás.

2. Cadeira de segurança: de 9 a 18 Kg, o que equivale ao peso de crianças de, aproximadamente, 1 a 4 anos de idade. Deve estar voltada para frente, na posição vertical, no banco de trás.

3. Assento de elevação ou “booster”: De 18 até 36 Kg, para crianças de, aproximadamente, 4 a 10 anos de idade.

4. No banco traseiro com cinto de três pontos: Acima de 36 Kg e no mínimo 1,45m de altura – aproximadamente 10 anos de idade.

5. No banco traseiro do carro, com cinto de três pontos: Até 10 anos de idade.

- Pode usar cadeirão no banco da frente?

Não, apenas em pick-up. Caso esta tenha air bag duplo, o do passageiro deve ser desligado.

- A partir de que idade a criança pode passar a sentar no banco da frente?

A legislação diz que com 10 anos, mas com 1,45 de altura é o ideal. Ou seja, se a criança tiver 10 anos, mas ainda não atingiu essa altura, o mais indicado é mantê-la no banco traseiro.
- Como manter as crianças entretidas durante o tempo que ficam dentro do carro, para não atrapalhar quem está no volante?

Hoje temos diversas opções, como DVD e Games. Mas, em caso de viagem, sempre respeitando a capacidade cognitiva das crianças, um pouco de geografia ou cultura local ajuda a distrair e, certamente, trará boas lembranças para as crianças.

- É perigoso para as mães dirigir de salto alto, meia calça etc.?

Em nossos cursos práticos, encontramos mulheres que guiam bem com salto alto e outras que não. Mas, isto é algo muito individual. O importante é utilizar um calçado que se fixe aos pés. Quanto à meia calça, as montadoras têm se preocupado com tecidos dos bancos para que absorvam o suor, sejam fáceis de limpar, ajudem a fixar o ocupante e também não desfiem meias femininas.

- Existe algum equipamento para auxiliar a mãe durante a direção, ou algum equipamento de segurança específico?

Além, é claro, dos equipamentos de retenção, o que ajuda muito é ter espelho retrovisor interno auxiliar/acessório, principalmente, quando estão somente os dois no veículo. O motorista poderá manter contato visual sem desviar a visão da direção veicular.

- Você tem alguma dica de segurança que não foi citada, mas acha válido falar para as mães no volante?

Sim, sempre usar equipamentos da melhor qualidade e, se for nacional, com selo do IMETRO, sempre prestando atenção aos selos dos órgãos de trânsito ou similar. Não economize, procure os equipamentos que melhor se ajustem ao seu filho e ao seu veículo.

Fixe-o muito bem no banco do carro. Uma dica é apoiar seu peso sobre a cadeira e esticar o cinto. Há muitos casos da cadeira ficar solta sobre o banco, provocando, no mínimo, um desconforto, e podendo causar até cinetose (uma sensação de vertigem e enjôo provocada por movimentos. Conhecida por doença do movimento. O paciente não pode permanecer num veículo em movimento sem ter a sensação vertiginosa acompanhada de náuseas, mal-estar geral e vômitos), além de potencializar o risco.

Use as travas dos cintos para evitar esses movimentos. Boa parte dos veículos possui cintos retráteis, que são muito positivos para o adulto, mas deixam a cadeira solta.





Leia o manual do veículo e do equipamento utilizado. Não ler o manual resulta na maioria dos erros praticados.

Os melhores fiscais para conseguirmos um resultado positivo são nossos filhos. Se os ensinarmos a usar equipamentos de proteção assim que iniciarem as frases, serão excelentes fiscais, faça o teste!

Dicas bacanas, né? Com essa entrevista, esperamos ter ajudado muitas mamães! Se você leu o post e gostou, repasse para outra pessoa. Com certeza fará diferença a alguém. Feliz dia das mães!

TESTE SUA GENTILEZA NO TRÂNSITO!


do Site Trânsito + Gentil ( Porto Seguro)


Preparem-se, porque agora chegou a hora da verdade! Muita gente apoia e fala bem da campanha Trânsito + Gentil, mas queremos saber se tudo isso é mesmo real. Rá! Será que vocês passarão no teste?

Hehehe… Calma gente, é apenas um quiz divertidíssimo!

Fizemos algumas perguntas sobre situações corriqueiras no trânsito, para saber se a atitude de vocês em relação a elas é realmente gentil. As perguntas podem parecer óbvias e outras, inclusive, citam boatos do trânsito que ninguém sabe, ao certo, se são reais ou não. Então, esse quiz, além de testar seu grau de gentileza, ainda pode tirar suas dúvidas relacionadas ao trânsito. Legal, né?

Depois de fazer o quiz, você pode twittar seu resultado e falar para seus amigos responderem também. Que tal uma mini competição para ver quem é o mais gentil? Além disso, você pode divulgar no Facebook ou enviar ao seu amigo por e-mail.

Clique aqui para fazer o Quiz http: www.transitomaisgentil.com.br/blog/2010/movimento-transito-mais-gentil/teste-sua-gentileza-no-transito

Voltem aqui depois do quiz para contar qual foi o seu resultado!

Pare e Pense

terça-feira, 26 de abril de 2011

Polícia do RJ monta cerco a carros com documentação de outros estados







Do RJTV


Em meia hora de operação, 26 motoristas foram flagrados na Barra.
Eles podem responder por falsidade ideológica e sonegação fiscal.



A Polícia Civil fez na quarta-feira (20) fez uma operação para combater uma fraude cometida por motoristas que tentam driblar a lei. Segundo a polícia, são pessoas que moram no Rio de Janeiro, mas emplacam carros em outros estados para pagar IPVA mais barato e fugir de multas e vistorias. Na primeira meia hora da operação, realizada na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, 26 motoristas tiveram os documentos apreendidos.

De acordo com a polícia, circulam atualmente no Rio 500 mil veículos com placas de outros estados. E a maioria teria sido registrada irregularmente, com ajuda de despachantes, em lugares onde o IPVA é mais barato, como Paraná e Espírito Santo.

Os investigadores foram até esses locais e descobriram que muitos motoristas colocam no registro do carro endereços falsos, como hotéis e casas abandonadas.

Na blitz desta quarta, o ex-jogador do Flamengo Fábio Luciano foi levado para a delegacia. O documento do carro dele tinha endereço de Vitória.

“Eu comprei faz uns três meses atrás, e a gente estava com uma dificuldade pra transferir o carro pro meu nome por essa alienação ao banco. A gente espera que seja feito o mais rápido possível”, argumentou.

Foram seis meses de investigação. A Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) descobriu que apenas no mês de março, 40 mil carros com placas de outros estados foram multados no Rio de Janeiro. A maioria não foi paga, causando um prejuízo de R$ 8 milhões para o Detran.

“A gente percebeu que as pessoas que mais praticam esse crime são pessoas de classe média, alta.Tem jogador de futebol, banqueiros, advogados, médicos que moram em São Conrado, Copacabana, Barra da Tijuca que estão praticando esses crimes”, disse o delegado Márcio Mendonça.

Segundo a polícia, esses motoristas podem responder por falsidade ideológica, uso de documentação falsa e sonegação fiscal. A pena chega a 15 anos de prisão.

CUIDADO PARA NÃO PERDER O SEGURO...

Não sei se todos sabem,mas na hora em que o veículo segurado tem uma perda total,as Seguradoras vão solicitar todos os documentos e inclusive farão levantamento sobre pagamento de multas e IPVA.


“fazem o levantamento dos documentos e verificam se o carro não tem nenhuma restrição financeira ou judicial.”

Conferem a placa e o número do chassi.

“Verificam se a placa do carro e o número do chassi conferem com os números que aparecem no documento do veículo.”

Consultam as multas do veículo.

“ consultam o sistema do Detran de cada estado,e do Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito) " os condutores que cometem infrações em outros estados não ficam mais impunes. O sistema possibilita que as multas e a pontuação sejam aplicadas mesmo que o veículo e o condutor estejam registrados em outro estado.

Atualmente, 20 unidades da Federação fazem parte do Renainf: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Mesmo nos estados não cadastrados ao sistema, os infratores não ficam sem punição. Isso porque a multa fica num banco de dados para que o motorista seja notificado assim que o estado é integrado.

O MELHOR É NÃO VACILAR.

É por isso que a muitas seguradoras já estão solicitando o cep da residência oficial do proprietário do veículo (independente do cep de circulação).

Independente do Estado,precisamos de uma regra única para o Detran !

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa mais segura com a Bradesco Auto/RE




A Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros, uma das principais seguradoras nos segmentos de automóvel e de ramos elementares do País, vai levar mais segurança aos motoristas que estiverem viajando por São Paulo (litoral) e Rio de Janeiro (litoral sul e norte e região serrana) neste feriadão de Páscoa.

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A partir de 21 de abril, serão disponibilizados guinchos da Assistência Auto Dia e Noite para o atendimento aos segurados e não-segurados do Bradesco Seguro Auto que trafegarem pelas áreas citadas abaixo. Os veículos da Bradesco Auto/RE prestarão serviços como reboque, socorro mecânico simples, no local e chaveiro. Confira abaixo as áreas de atuação:

Litoral sul – SP

Peruíbe, Itanhaém, Monganguá , Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá.

Litoral norte – SP

Bertioga, Praia da Riviera de São Lourenço, Praia de Cambury, Praia de Maresias, São Sebastião, Ilha Bela, Caraguatatuba, Ubatuba.

Litoral sul - RJ

Angra dos Reis, Paraty, Itaguai, Mangaratiba.

Litoral norte - RJ

Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios.[2]

Região serrana – RJ

Petrópolis, Itaipava e Teresópolis

segunda-feira, 4 de abril de 2011

SEU SEGURO É DO BRADESCO?





A Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros, uma das principais seguradoras nos segmentos de automóvel e de ramos elementares do País, acaba de lançar o Site do Segurado. Este novo canal oferece aos segurados diversas funcionalidades e benefícios, por meio do portal www.bradescoautore.com.br , pelo link ‘Sites Exclusivos’. No site, o segurado pode efetuar consultas sobre cobranças, verificar histórico de apólice, segunda via de boleto, prestações a vencer e pendentes, além de informações sobre produtos, lista de oficinas cadastradas e de postos de vistoria.Basta clicar no link Site do Segurado (à esquerda da tela). Além do Site do Segurado, o portal da Bradesco Auto/RE também conta com o Clube do Segurado (o link está no meio da tela) , um ambiente no qual estão disponíveis para consulta os descontos em produtos e serviços oferecidos pelas empresas parceiras da seguradora e dicas super importantes de manutenção para seu auto e as novidades do mercado de automóveis . Os segurados podem ganhar vantagens em estabelecimentos de todo o país como restaurantes, academias, locadoras de veículos. Alguns exemplos: No Rio de Janeiro: Academia só para mulheres com atividades localizada e aeróbica dentro do circuito que tem duração de 30 minutos sem intervalo. Desconto de 50% na matrícula Desconto de 10% na mensalidade 15 dias de cortesia para fechamento de plano semestral 30 dias de cortesia para fechamento de plano anual Razão Social: Fitness For Health Academias e Franquias Ltda. Site Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Barra da Tijuca CEP: 00000-000 Av. Olegário Maciel, 390 (21) 2495-3492 barra@contours.com.br Churrascaria Desconto de 20% sobre o valor do rodízio de segunda à sábado(exceto domingos e feriados), extensivo aos acompanhantes. Razão Social: RPS BAR E RESTAURANTE LTDA. Site Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / Barra da Tijuca CEP: 22640-020 Av. Armando Lombardi, 591 (21) 3154-9255 Aproveite e confira agora mesmo todos os benefícios no seu Estado, que só o Segurado da Bradesco Auto/RE tem.

sábado, 2 de abril de 2011

O SEGURO DO FUTURO,SERÁ REALMENTE EFICIENTE?

O seguro do futuro


Reconhecimento de imagem por computador, vendas pelas redes sociais. Eis as ferramentas, dignas de filmes de ficção, que vão mudar a maneira de você proteger seus bens
Por Cláudio Gradilone editor de Finanças da IstoÉ DINHEIRO.





Cena 1: você entra em uma agência bancária ou no escritório de sua seguradora. Uma câmera captura sua imagem. Um programa faz a varredura dessa imagem, encontra seu rosto e define seu gênero (homem ou mulher) e sua idade.

Sem que você tenha dito nada nem apertado qualquer botão, um funcionário, que nunca o viu antes o chama pelo nome e trata da renovação do seu seguro de vida – sem esquecer da última mudança de endereço e dos resultados dos exames médicos mais recentes.


Cena 2: seu automóvel recebe um sensor. Cada vez que você se aproxima de uma região da cidade onde há muitos assaltos, uma voz se faz ouvir: “Mude seu caminho, aqui é perigoso.”

Os avisos também aparecem se você avançar um sinal fechado ou ultrapassar a velocidade máxima permitida. Caso insista em barbarizar ao volante ou andar por caminhos tortos, você vai pagar bem mais caro na próxima renovação de sua apólice contra roubo de automóvel – ou pode até não ter sua proteção renovada.


Essas cenas, que parecem saídas do filme Minority Report, do galã Tom Cruise, podem tornar-se realidade em pouco tempo.

“Os recursos já estão plenamente disponíveis e as seguradoras já estão em fase de testes”, disse à DINHEIRO Michael Redding, diretor do departamento de tecnologia da consultoria Accenture, que realizou um seminário sobre seguros em Sophia Antipoli, na França, em 10 de março.

Segundo Redding, duas companhias de seguros alemãs já estão desenvolvendo projetos-piloto para equipar os veículos de seus clientes com os sensores. Pouco maiores que um maço de cigarros, esses equipamentos podem fornecer não apenas a localização do veículo em tempo real, mas também permitem identificar o trajeto de rotina e a maneira de dirigir.

“Se o motorista esticar as marchas, acelerar e frear subitamente ou conduzir seu veículo habitualmente por regiões perigosas, essas informações serão enviadas à seguradora”, diz Redding. “Elas serão usadas para calcular o risco do segurado – e vão alterar o preço de sua apólice.”



Tecnologia intensiva: atendimento virtual, identificação à distância, vendas online
-
as metas são reduzir custos e aumentar a fidelidade do cliente
.


O uso crescente da tecnologia permitirá que as seguradoras disponham de uma massa de informações que cresce exponencialmente e possam usá-las para avaliar o risco de cada cliente com precisão.
Essa capacidade, porém, traz um conflito ético. Se a seguradora pode saber em tempo real se o carro do cliente está estacionado ao lado de um cinema (ou bar ou motel) às quatro da tarde de uma terça-feira, não há garantia de que essa informação não seja transmitida ao chefe – ou ao cônjuge – do segurado no caso de um processo trabalhista ou em uma separação litigiosa.


Redding avalia que o uso das tecnologias não precisa ser obrigatório. “O cliente que valorizar sua privacidade terá a opção de pagar mais caro pelo seguro e não instalar o equipamento”, diz.
Mesmo assim, não é uma discussão fácil. “Muitos clientes podem considerar esses sistemas muito invasivos. E eles são mesmo.”

Questões éticas à parte, ferramentas como essas vão provocar mudanças drásticas em breve no mundo das seguradoras. “As empresas vão ver uma operação muito mais automatizada”, diz Raphael de Carvalho, sócio da Accenture no Brasil.

Um exemplo simples é o da renovação das apólices. Cada vez mais segurados estão dispostos a renová-las pela internet. “Será um movimento parecido com o que ocorreu no caso das transações bancárias, da compra de passagens aéreas ou no da reserva de hotéis”, diz Carvalho. Um exemplo: na companhia inglesa Progressive, 90% dos clientes resolvem seus assuntos de seguros pela internet.

Parece excessivamente Primeiro Mundo? Pense de novo. Uma pesquisa ouviu seis mil pessoas em 19 países, 400 delas no Brasil. A conclusão: 12% dos entrevistados dispensam a atuação de um corretor. Mais significativo, esse percentual dobra nos próximos 12 meses.


Agora eis a questão:
Você saberá entender tudo sobre o seu seguro,sem precisar de um corretor? Terá tempo bastante para resolver os problemas burocráticos (principalmente de sinistro) diretamente com a Seguradora?

Talvez,para a nova geração,isto será menos complicado.Mesmo assim,apesar de
estarem mais familiarizados às modernidades do mundo virtual, as próprias Seguradoras precisarão que seus funcionários e segurados estejam aptos a "se entenderem" em meio a tantas exigências administrativas... Na minha humilde opinião,essa "modernidade" será excelente,porém se mantivermos os profissionais (corretores) em seus postos...