domingo, 29 de maio de 2011

Confira os cuidados necessários para conservar o funcionamento e a segurança do GNV

o Dia OnLine

Rio - É fato que um dos principais atrativos dos automóveis com GNV é a economia de combustível. Porém, os proprietários de veículos que utilizam também o gás natural devem ficar atentos a alguns componentes do carro e, é claro, realizar manutenção periódica.

Uma das principais recomendações é nunca permitir que sejam feitas soldas nos cilindros, pois o local da solda perderá resistência e poderá fazer com que venha a vazar combustível. Além disso, a parte do cilindro que foi soldada também poderá se romper e deixar o dono do carro na mão. Nunca utilizar botijões ou cilindros de compressor. Isto porque estes dois componentes não suportam a pressão do GNV e, assim, poderão explodir.

Os donos de carros com GNV também devem ficar atentos quando for necessária a realização de algum serviço no kit de gás natural. O correto é procurar oficinas especializadas e que estejam devidamente homologadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial — Inmetro. Se, por acaso, for percebido algum tipo de vazamento, também é recomendado procurar a assistência técnica especializada e cadastrada junto ao Inmetro.

De acordo com especialistas da Yellow Gás, na hora de abastecer, outros cuidados devem ser tomados. O correto é desligar os farois, rádio, celular e o motor do carro. Também não se deve fumar durante o abastecimento, assim como é recomendável que os ocupantes do automóvel saiam do carro.

A pressão de abastecimento jamais deve ultrapassar os 220 Kgf/cm², para evitar vazamentos.

Os detalhes exigidos pela burocracia

Pensando em converter o carro para GNV? Saiba, então, que há todo um trâmite junto ao Detran. Após fazer a conversão em uma empresa especializada e certificada pelo Inmetro, é preciso regularizar a documentação do veículo junto ao órgão estadual de trânsito.

Para receber um novo Certificado de Registro de Veículo — CRV — em que conste a alteração de combustível é preciso ir até ao Detran munido de vários documentos. Entre eles, Duda pago, original do CRV, da primeira via da nota fiscal de compra da peça ou qualquer outra via autenticada por Fiscal de Rendas e também da primeira via da nota fiscal do serviço de instalação ou qualquer outra via autenticada por Fiscal de Rendas.

Além destes documentos, também é necessário levar o original da segunda via da nota fiscal do serviço de inspeção, emitida por um organismo de inspeção credenciado, para que seja incluído o novo combustível, GNV. Não se deve esquecer que o serviço de transformação de combustível requer uma vistoria, cujo laudo é indispensável à emissão do CRV.

O serviço, por sinal, poderá ser feito com o registro do número do Certificado de Segurança Veicular (CSV) eletrônico. E também não deixe de levar as notas fiscais de instalação e prestação emitidas pelas empresas credenciadas pelo Inmetro.

Não se deve esquecer que é necessário, no caso de veículos do Rio de Janeiro e Grande Rio, pagar a taxa de serviço e possíveis débitos referentes a multas vencidas ou a vencer, o seguro obrigatório, o IPVA, o Documento de Arrecadação do Detran - DAD — e a taxa de vistoria.

Já no caso da vistoria anual do veículo com GNV, há os mesmos procedimentos junto ao Detran para receber a Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo — CRLV — de um veículo que não seja convertido para rodar com gás natural.

Para realizar a vistoria, basta agendar o serviço pelo site www.detran.rj.gov.br ou pelos telefones 3460-4040 e 3460-4041. Após o agendamento, basta ir ao local marcado para a vistoria e levar cópia do comprovante de residência e o original do último CRLV ou do Certificado de Registro de Veiculo — CRV. No caso dos veículos convertidos ao GNV é preciso levar o Certificado de Segurança Veicular — CSV.

Veja como funciona o kit GNV

sábado, 14 de maio de 2011

Automóveis da Ford analisarão hábitos do motorista


Por Maximiliano da Rosa



Quer economizar combustível? Então fale com o Google. Ou melhor: fale com o seu automóvel. Não entendeu do que estou falando? Tudo bem, eu explico. Durante a conferência Google I/O, nos Estados Unidos, a Ford divulgou a realização de uma parceria com o Google para usar uma tecnologia capaz de permitir ao motorista obter a melhor performance do seu veículo e otimizar o uso do combustível.

Para tanto será utilizada a Prediction API, do Google. Uma vez instalado no automóvel o sistema analisa os hábitos do motorista, incluindo rotas, hora do dia, velocidade, tráfego e dados sobre o clima para traçar um perfil do uso do veículo. Num híbrido, por exemplo, as informações poderiam ser usadas para decidir se é melhor utilizar o motor elétrico ou o à combustão.

Na prática o sistema funcionaria do seguinte modo: ao dar partida no carro e sair, o computador de bordo poderia prever para onde o motorista está indo e perguntar (em inglês, por enquanto) se ele se dirige ao trabalho. Se a reposta for um simples “sim”, tudo é ajustado de acordo.

O veículo poderia sugerir uma rota, por exemplo, aonde o uso do motor elétrico seria mais eficiente. Em alguns casos, como em grandes centros urbanos, ele poderia configurar o motor para emitir menos poluentes.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

CHEGOU O CREDICARD SULAMÉRICA




Seu cartão SulAmérica Credicard MasterCard® tem benefícios exclusivos, como parcelamento do seu Seguro Auto SulAmérica em até 6 vezes sem juros, pré-venda de ingressos, descontos nos melhores shows e promoções imperdíveis da Credicard. Além disso, terá um Programa de Recompensa, na qual serão atribuídos pontos para transações realizadas com o Cartão SulAmérica Credicard Mastercard,que poderão ser utilizados na contratação ou renovação de Seguro Auto SulAmérica, compra de veículos 0KM e nos parceiros credenciados da Credicard.

Aproveite ao máximo todas as vantagens de ser um cliente SulAmérica Credicard. Além de poder parcelar a contratação do seu seguro Auto, você ainda participa de sorteios, obtem descontos em eventos e conta com um programa de recompensas.

Solicite o seu cartão

Se você não é cliente CREDICARD, contrate o Seguro Auto SulAmérica com o Cartão SulAmérica Credicard Mastercard® e aproveite mais esse benefício exclusivo para clientes SulAmérica Seguros.Clicando aqui. http://portalh.sulamericaseguros.com.br/data/pages/8A61808B2EEE6DC9012EFDA68DC7049E.htm
Se você já é cliente CREDICARD e quer ter o Cartão SulAmérica Credicard Mastercard®, solicite o seu aqui. http://www.credicard.com.br/cartoes/cardstore/index.htm

Acordo com sites garante descontos a segurados nas compras feitas em maio





Data: 04.05.2011 - Fonte: Viver Seguro


Para comemorar o Dia das Mães, a SulAmérica Seguros e Previdência fez acordos com os sites da Ricardo Eletro e da Insinuante durante todo o mês de maio para acenar com descontos para seus segurados. Os segurados do SulAmérica Auto têm diversas opções de compra na loja virtual da Ricardo Eletro. Os clientes receberão desconto de 10% em produtos para automóveis nas linhas GPS, MP3, DVD e telas, amplificadores e alto-falante. Além de 5% de desconto na compra de qualquer um dos outros itens do site.



Já os clientes do seguro SulAmérica Residencial contam com a parceria da seguradora com a rede de lojas Insinuante. O desconto é de 10% nas compras realizadas em toda a categoria de eletrodomésticos, utilidades domésticas, ferramentas e jardim; e de 5% em compras de outros produtos do site. Os benefícios estão disponíveis nos sites
www.ricardoeletro.com.br/sulamericaauto e www.insinuante.com.br/sulamericaresidencial
e são válidos até dia 31 de maio.