domingo, 23 de setembro de 2012

SulAmérica cria nova cobertura de seguro para veículos financiados

  
                                      


Seguro oferece oportunidade de saldar o financiamento do carro   sinistrado sem ter problemas futuros com inadimplência.


Os veículos financiados  poderão contar com um seguro específico para saldar o financiamento, em caso de problema. Desenvolvida pela SulAmérica,  a cobertua para  Saldo de Financiamento garante o valor da diferença entre a indenização do sinistro de perda total e o saldo devedor do crédito em até 20% do valor de mercado do carro, conforme a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica).
De acordo com a seguradora, a empresa busca atender aos compradores que estão aproveitando a prorrogação da desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Dados da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), mostram que o saldo total de empréstimos para a aquisição de automóveis atingiu R$ 183,927 bilhões em julho de 2012, alta de 14,3% em 12 meses.

Cobertura
Ainda segundo a empresa, o mercado, até então, ofertava apenas a possibilidade de restituição do valor do bem, enquanto que a nova cobertura oferece a oportunidade de quitação das parcelas futuras devidas, diretamente, à financeira. Para ter o direito à quitação do financiamento nos casos de perda total, o saldo devedor do segurado não pode ultrapassar o teto da indenização contratada, que varia de 5%, 10% a 20% sobre a tabela Fipe vigente.
O vice-presidente de Automóveis e Ramos Elementares da SulAmérica, Carlos Alberto Trindade Filho, acredita que existe um descasamento entre o valor real do bem e o custo do financiamento. Dados mostram que no seu primeiro ano de uso o carro sofre uma depreciação, em média, de 15%, no entanto a taxa de juros para operações de crédito envolvendo veículos variava de 0,7% a 5,14% ao mês, de acordo com o Banco Central.
Filho ainda explica que a cobertura pode saldar o financiamento do carro sinistrado e evitar vir a ter problemas com inadimplência no futuro. Vale lembrar que a apólice não cobre débitos em atraso.