sexta-feira, 3 de setembro de 2010

SEGURO RECUSADO,ENTENDA ALGUNS MOTIVOS



Olá,hoje quero conversar sobre um assunto que vem preocupando muitos internautas, A RECUSA DO SEGURO...Pq acontece?...as seguradoras podem recusar uma proposta de seguro?...O que fazer se isto ocorrer comigo?

Conforme a SUSEP ,Não há norma que estabeleça em que casos a seguradora deve aceitar ou recusar um seguro,Entretanto, deverá ser especificado, na proposta do seguro, o prazo para aceitação, bem como qualquer procedimento para comunicação da aceitação ou recusa da proposta, especificando os motivos da recusa e observando-se o período máximo de quinze dias, contado da data de recebimento da proposta. A seguradora poderá solicitar, porém apenas uma vez para segurado pessoa física, documentos complementares para melhor análise do risco. Neste caso, o prazo de quinze dias será suspenso, voltando a correr a partir da data em que se der a entrega da documentação solicitada.Isso pq ,se análise de aceitação da proposta ultrapassar,este período de 15 dias CORRIDOS, entende-se como aprovado,e a Seguradora tem que emitir a apólice e dar continuidade de cobertura ao seu auto.

Os principais motivos de recusa da proposta pela seguradora são:

· Veículos com parecer recusável na vistoria prévia

· Veículos com chassi remarcados

· Veículos com mais de 10 anos

· Veículos fora de fabricação

· Veículos com modelos especiais (ex.: carros de fibra ou modificados)

· Veículos que apresentem irregularidade de emplacamento

MAS PODEM SER TAMBÉM MOTIVOS PESSOAIS EM RELAÇÃO A QUEM ESTÁ CONTRATANDO O SEGURO (NO CASO O PROPONENTE),OU DO PRINCIPAL CONDUTOR.POR EXEMPLO PESSOAS QUE TEM EM SEU HISTÓRICO,MUITOS CASOS DE SEGURO CANCELADO POR FALTA DE PAGAMENTO, OU MUITAS MULTAS DE TRÂNSITO, CPF COM RESTRIÇÃO (JUNTO A RECEITA FEDERAL)...

Com o crescente índice de sinistros e de fraudes, as seguradoras de forma geral tem tem sido mais rigorosas e através de cruzamentos do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e também do “Código de Identificação da Apólice” conseguem identificar os segurados que possuem frequentes sinistros (acidentes, roubos etc). Quando a seguradora considera este índice alto ela pode recusar a renovação da apólice.

Você pode até achar que possui pouco histórico de sinistro,(reparo de vhl/roubo),mas talvez,a seguradora em que vc está tentando contratar o seu seguro,também está com um índice muito alto de pagamento de indenizações ou de reparos,daí ela acaba sendo mas restrita ao avaliar as propostas ...A solução para o cliente é cotar até encontrar uma Seguradora que possuia índíce de sinistros relativamente baixo na carteira de automóveis interessada em contratar o Seguro. Outro detalhe interessante,e que pode funcionar a quem interessar,é reduzir o FATOR DE AJUSTE(diminuir o valor do veículo em caso de indenização por perda total) e o incrementar valores de coberturas adicionais em alguns ítens na apólice.

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