quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mão na graxa, mas com muito charme!!!




para as meninas do Rio de Janeiro!!!

Elas representam mais de 25% dos motoristas habilitados e agora, que já provaram sua competência atrás do volante, as mulheres têm a chance de mostrar sua capacidade na hora de trocar um pneu, verificar o nível do óleo e conservar melhor as peças do carro. Foi pensando nelas que o Detran-RJ criou, em março de 2005, o curso Mecânica de Batom. O objetivo é ensinar noções do funcionamento de um automóvel e mostrar seus principais defeitos. Gratuito e com duração de três horas teóricas, as aulas ministradas por dois engenheiros contam com recursos audiovisuais.

Mulheres ganham batom ao final do curso

Quem se interessar, pode ainda se inscrever para a versão prática, em que as alunas têm contato direto com as peças e os veículos. Além de um certificado de participação, cada motorista ganha um kit contendo um manual de mecânica, uma flanela e um batom de brinde. Desde o início do curso, mais de nove mil mulheres habilitadas, ou em processo da primeira habilitação, já passaram pelas aulas, que além de esclarecer dúvidas sobre a mecânica de veículos, contribuem para um trânsito mais humano e seguro.

Inicialmente, o curso era realizado em dois postos do Detran-RJ, mas o sucesso do projeto levou a equipe a agendar também aulas itinerantes. Desde junho de 2005, a população de 40 municípios do Rio de Janeiro, além de funcionárias de 53 órgãos, entre empresas e instituições do Rio, São Paulo e Bahia, participaram do projeto.

“As aulas destacam sempre dois pontos: o funcionamento do carro e a manutenção preventiva. Informações básicas não resolvem problemas mecânicos em caso de emergência, mas o conteúdo passado nas aulas é muito útil para evitar que os imprevistos provoquem acidentes”, explica o engenheiro mecânico Marco Antonio Glinaudeli, um dos coordenadores do projeto. ”No curso, as motoristas aprendem a questionar. Por exemplo, se o mecânico diz: o alternador está quebrado. Quem passa pelo curso já pode rebater: o problema seria o regulador de voltagem?”.

Professor evita uso de termos técnicos

Para não intimidar as alunas ainda desacostumadas com termos como pistões, sistema de arrefecimento e injeção eletrônica, Glinaudeli gosta de simplificar. Didático, compara o funcionamento do carro com o corpo humano. “Evitar que o carro quebre é como cuidar da saúde. A ingestão de alimentos saudáveis corresponde ao uso de produtos de qualidade, fazer exercícios moderados é usar o automóvel de forma apropriada e cuidadosa. E por fim, a visita regular a um médico é a manutenção periódica”.

O módulo teórico do curso é dado todas as quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Posto Santa Luzia, no Centro do Rio. Já o módulo prático é oferecido às sextas-feiras, das 10h às 13h e das 14h às 17h, no Posto Haddock Lobo, na Tijuca. Inscrições e informações pelos telefones (21) 3852.7952 e 3399.1989.


Há outras empresas que também oferecem o curso de mecânica básica para mulheres, no RJ e SP:


Goodyear promove curso para mulheres


Segundo a Goodyear, o curso dá dicas de como utilizar melhor o carro em situações do cotidiano, explica como funcionam os principais componentes do veículo, além de ensinar procedimentos técnicos recomendados para sua manutenção.

tel 0800 111 572

DPaschoal também promove curso de mecânica básica voltado para mulheres:

tel 0800 770 5053


Nenhum comentário:

Postar um comentário