terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Com que salto eu vou?





Não é só com a roupa que a gente se preocupa na hora de sair, concorda? Ele, o salto alto, é muitas vezes o principal elemento da nossa produção. Que mulher não fica enlouquecida numa loja de sapatos? Quem já não ficou em dúvida sobre qual par escolher: o de pedrinhas ou o de nobuck?

Mas aposto que dificilmente você se produziu inteirinha e pensou: "hum... com que par de sapatos eu vou calçar meu par de pezinhos pra dirigir hoje?". Pois é, minha cara, isso é sim algo importante a se pensar. O que você calça enquanto dirige pode comprometer a sua segurança e a de quem estiver de carona com você. Quer saber com que salto você deve ir? Com salto nenhum!

A gente explica: sapatos de salto alto são um "charme ao volante", mas podem causar sérios acidentes. O salto pode prender nos tapetes ou nos pedais. Sapatos muito apertados tiram a sensibilidade dos pés (aí você pode acelerar demais). Já os chinelinhos podem escorregar...

Sem falar que é proibido pela lei usar tamancos e calçados que não estejam totalmente presos aos pés! Sabia disso? E se a gente dirigir com eles, colega, estaremos sujeitas a uma multa média (R$ 85,13) e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Confessa, o mundo caiu, não foi?

Mas, olha só algumas dicas bem básicas pra fazer bonito ao volante e manter a CNH zeradinha:

1.Escolha sapatos que permitam sentir e acionar os pedais do seu carro corretamente. Eles não devem apertar nem limitar seus movimentos enquanto você dirige.

2.Precisa usar sapato social no trabalho? De salto alto? Então que tal usar um par mais confortável e trocar apenas quando chegar ao estacionamento ou escritório?

3.A sola do sapato também é importante: botas e sapatos que tenham o solado muito grosso fazem com que você perca a sensibilidade ao pisar nos pedais. E, se a sola gruda no tapete ou desliza, você pode acelerar sem querer e perder o controle do carro.

4.O mesmo vale para chinelos e outro tipo de calçado que não proporcione segurança aos seus pés (como as sandálias e rasteirinhas que a gente ama): você pode escorregar! Ainda mais quando estão molhadas.

5.Sim, você pode dirigir descalça, embora não seja o mais recomendado. Não há qualquer citação no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que obrigue a gente a usar sapatos ou tênis. Mas, pra quem se sente confortável com eles, os tênis de tecido são uma boa pedida para dirigir.

6.Cuidado com os tapetes! Não deixe nada solto sobre eles (nem pense em tirar o salto e deixá-lo no assoalho do carro... ele pode enroscar embaixo do pedal e causar acidentes).

Além da segurança no trânsito, um par de sapatos adequados garante conforto também à sua coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário