sábado, 3 de julho de 2010

DICAS DE SEGURANÇA

do site www.cesvibrasil.com.br/seguranca

Manutenção preventiva

Para garantir um trânsito seguro, evitar acidentes e problemas inesperados com seu veículo, a prevenção é o melhor caminho. Uma coisa é garantida: peças do veículo irão falhar ou quebrar e os óleos utilizados perderão suas características iniciais, não cumprindo mais a sua função. Portanto, a questão não é se ocorrerá, apenas quando ocorrerá.

Por isso, não basta o carro ser equipado com itens de segurança modernos e confiáveis, é necessário criar o hábito de fazer regularmente uma revisão. Mas, infelizmente, a maioria só se lembra de levar o carro para oficina quando ele já está quebrado ou, pior ainda, quando um acidente já aconteceu.



A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, evita que potenciais problemas ocorram e possibilita a tomada de ações para aumentar a segurança e evitar acidentes, além de evitar gastos extras que ocorrem quando uma peça quebra em uso.

A verificação deve seguir a periodicidade ou a quilometragem recomendada no manual do carro. Existem alguns cuidados básicos de manutenção que devem ser seguidos para melhorar sua qualidade de vida no trânsito.





Motor


Cuidados básicos

Motor não foi feito para receber água. Para mantê-lo limpo, use um pano úmido;

Use combustível confiável e não acelere forte sem necessidade;

Troque o filtro de combustível a cada 10 mil km;

Verifique o nível e troque o óleo e o respectivo filtro, conforme recomendado;

Peça para inspecionarem e troque periodicamente o filtro de ar;

Verifique e complete o reservatório de água;

Fique atento ao período de troca da correia dentada do comando de distribuição de válvulas, pois a quebra com o motor funcionando pode causar um grande prejuízo, oito ou mais vezes o custo de realizar a troca no momento recomendado.

Atenção aos sinais

Consulte seu mecânico de confiança se o carro apresentar os seguintes sinais:

Não pega, engasga ou apaga irregularmente;

Consome mais combustível;

Perde potência ou torque;

Esquenta mais do que normal;

Nível de óleo do motor varia mais do que normal;

Vaza óleo no chão da garagem;

Muda o odor dos gases de escape ou surge fumaça de cor diferente do normal (cinzenta azulada, preta ou branca);

Reservatório de água varia com frequência.



Transmissão


Cuidados básicos

Não dirija com o pé sobre o pedal da embreagem;

Realize a troca de marchas com suavidade, sem trancos;

Verifique o nível de óleo do câmbio, conforme recomendado;

Atenção aos sinais

Consulte seu mecânico de confiança se o carro apresentar os seguintes sinais:

Patina nas trocas de marchas;

Roncos nos rolamentos ou estalos na juntas homocinéticas (pontas dos eixos);

Problemas nas coifas. Fique atento, porque as linhas com cerol cortam as coifas.



Pneus e rodas

Fique atento, controlando a calibragem (a cada 15 dias e antes de viagens longas) e o desgaste dos pneus. Dentre outros, esses fatores afetam a segurança e o consumo de combustível.

Para controlar o desgaste dos pneus, é preciso inspecionar a profundidade dos sulcos, que pode ser feita de uma forma prática: procure no “ombro” (lateral) do pneu uma marca triangular ou a sigla TWI ou o símbolo do fabricante. Siga o alinhamento dessa marca até o sulco e nele estará um ressalto, que é um indicador do desgaste. A altura da banda deve ser maior do que a desse indicador, caso contrário, o pneu já atingiu o limite, necessitando de troca.

Na hora da troca, procure pneus com a especificação indicada pelo fabricante, com menos de 5 anos de fabricação, montando-os no sentido de giro indicado. Para saber se tem menos de 5 anos, veja a data de fabricação que é indicada também no ombro do pneu, numa seqüência de códigos colocados depois da sigla DOT. Um deles são 4 algarismos dentro de um retângulo que pode ser, por exemplo, 1507, significando que pneu foi produzido na 15ª semana do ano de 2007.

O alinhamento, o balanceamento e o rodízio dos pneus precisam ser feitos dentro dos prazos recomendados pelo fabricante ou quando for repará-los ou trocá-los.

Freios

Cheque nas frenagens normais se o carro, trafegando em pista plana e reta, se mantém na mesma direção, sem puxar para os lados.O sistema (pastilha, discos, mangueira e outros) precisa ser verificado, pelo menos, a cada 15 mil quilômetros.

Atenção: o fluido de freio deve ser trocado, no mínimo, uma vez por ano ou a cada 15 mil quilômetros, na especificação indicada pelo fabricante.

Direção

Cuidado com as trepidações e folgas.

Em caso de direção hidráulica, controle o nível de óleo, com motor ligado.


Suspensão e amortecedores

Preste atenção aos ruídos do tipo “choque seco”.
Leve o veículo a um especialista para checar os amortecedores a cada 30 ou 40 mil quilômetros.

Existe um método caseiro de testar os amortecedores: empurre o carro para baixo, sobre cada uma das rodas, solte e observe se ele oscila apenas uma vez, caso contrário, consulte um especialista.

Itens de emergência e segurança

Triângulo, macaco e extintor: saiba a localização e confira o estado ou a validade desses itens, antes de precisar deles.

Cintos de segurança e air-bag: troque, em caso de colisões, e verifique o estado do cadarço do cinto e a funcionalidade de seu fecho (deve travar e liberar sem problemas) e do sistema retrátil e trava (que mantém o cinto junto ao corpo e trava no caso de desaceleração forte).


Na estrada Estar com o carro em condições seguras é importante sempre, mas a preocupação deve ser ainda maior antes de sair para viajar. Para evitar problemas inesperados e acidentes, leve o veículo a uma loja especializada em manutenção e verifique: freios, suspensão, alinhamento, pneus, estepes, injeção eletrônica, carga de bateria, líquido de arrefecimento, faróis e lanternas.

Prevenir é melhor do que remediar, portanto, antes de pisar na estrada faça um check-up geral.

Vantagens da prevenção

Além de aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes, a prevenção também reflete no bolso. É muito mais barato fazer a manutenção preventiva do que a corretiva, pois são eliminados gastos desnecessários com problemas e defeitos no carro que poderiam ter sido evitados.E ainda existem outras vantagens como a melhoria da qualidade de vida devido à redução do volume de poluentes, agilidade no tráfego porque serão evitadas as quebras de veículos e aumento do valor de revenda por melhores condições mecânicas.

Os motoristas precisam se conscientizar de que a manutenção preventiva é uma obrigação em relação a você mesmo e em relação à sociedade, pois ao trafegar com um carro sem inspeção adequada, estão colocando as suas vidas e das outras pessoas ao redor em perigo.

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