sábado, 14 de maio de 2011

Automóveis da Ford analisarão hábitos do motorista


Por Maximiliano da Rosa



Quer economizar combustível? Então fale com o Google. Ou melhor: fale com o seu automóvel. Não entendeu do que estou falando? Tudo bem, eu explico. Durante a conferência Google I/O, nos Estados Unidos, a Ford divulgou a realização de uma parceria com o Google para usar uma tecnologia capaz de permitir ao motorista obter a melhor performance do seu veículo e otimizar o uso do combustível.

Para tanto será utilizada a Prediction API, do Google. Uma vez instalado no automóvel o sistema analisa os hábitos do motorista, incluindo rotas, hora do dia, velocidade, tráfego e dados sobre o clima para traçar um perfil do uso do veículo. Num híbrido, por exemplo, as informações poderiam ser usadas para decidir se é melhor utilizar o motor elétrico ou o à combustão.

Na prática o sistema funcionaria do seguinte modo: ao dar partida no carro e sair, o computador de bordo poderia prever para onde o motorista está indo e perguntar (em inglês, por enquanto) se ele se dirige ao trabalho. Se a reposta for um simples “sim”, tudo é ajustado de acordo.

O veículo poderia sugerir uma rota, por exemplo, aonde o uso do motor elétrico seria mais eficiente. Em alguns casos, como em grandes centros urbanos, ele poderia configurar o motor para emitir menos poluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário