segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Comércio criminoso de autopeças fatura alto



No Brasil, o gol da Volkswagen é o carro mais roubado ou furtado. Somente entre janeiro e outubro de 2011 foram registrados 35.636 casos. O número é quase o dobro do segundo veículo mais visado, o Fiat Uno, que teve 16.978 unidades furtadas ou roubadas nos primeiros 10 meses do ano.


A preferência pelo Gol se explica pela enorme quantidade de carros desse modelo em circulação nas ruas brasileiras. O carro é o que está há mais tempo à venda e criou-se um mercado de peças roubadas aatraente para os ladrões.

Também aparecem na lista dos dez carros mais roubados o Fusca, da Volkswagen, e o Monza, da Chevrolet. Mais uma vez a causa é o enorme apetite dos bandidos pelas peças desses veículos. São carros que têm uma frota representativa, mas não dispõem de um bom mercado de peças, o que abre brechas para o mercado negro.

Com base em dados do Denatran, a lista leva em conta não apenas os carros com seguro, mas toda a frota em circulação que paga o DPVAT, o seguro obrigatório de veículos. A maioria são carros populares, que são mais comuns nas ruas do país. Segundo a CNSeg nos dez primeiros meses deste ano foram registrados 215.040 caos de roubo ou furto.

Veja a lista dos 10 carros mais roubados do Brasil nos 10 primeiros meses de 2011:

1º – VW Gol – 35.636
2º – Fiat Uno – 16.978
3º – Fiat Palio – 13.906
4º – Chevrolet Corsa – 9.144
5º – Chevrolet Celta – 7.382
6º – Ford Fiesta – 5.353
7º – VW Parati – 4.695
8º – VW Fusca – 4.608
9º – Chevrolet Monza – 4.483
10º -Fiat Siena – 3.870

E AÍ VAI FICAR SEM SEGURO?



Fonte: CNSEG

Nenhum comentário:

Postar um comentário