segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CUIDADO COM OS PNEUS FRISADOS






pneus frisados

Quem nunca ouviu falar sobre pneus frisados ou riscados? Para quem desconhecia a palavra ou já adquiriu e não sabia o significado, são aqueles pneus que foram desprezados pelos seus donos por estarem desgastados, mas receberam um novo traçado sobre a borracha gasta. Em seguida, são revendidos por um preço mais barato que um novo. Porém, com um perigo maior à segurança do motorista.

Mesmo sendo uma prática irregular, os motoristas não deixam de procurar os pneus frisados. Em Boa Vista, o comércio que pratica a venda desses produtos acontece normalmente sem nenhum tipo de fiscalização. São oferecidos por preços que variam de R$ 40,00 a R$ 50,00, para carros de passeio, e o dobro para veículos de carga como caminhões, ônibus etc.

De acordo com a assessoria de comunicação do Departamento Estadual de Trânsito em Roraima (Detran), não existe nenhum tipo de fiscalização aos condutores de veículos que utilizam pneus frisados em Boa Vista. Mas em algumas cidades brasileiras a infração é grave e o condutor do veículo leva uma multa de R$ 127,00.

Profissionais que trabalham com venda de pneus alegam que a vida útil do produto é curta e o uso incorreto do material pode acarretar em risco de acidente. A Folha percorreu as principais borracharias na Capital e constatou que o preço atrativo é o motivo da grande procura pelo produto.

Existem duas técnicas utilizadas pelos borracheiros para frisar o pneu: a manual e a outra com o uso de uma máquina. Em Boa Vista, a maioria dos borracheiros faz o serviço de forma manual.

Para o borracheiro Vicente Chuco, dono de uma borracharia onde os frisados são feitos, a venda deste tipo de pneu é garantia de lucro certo, pois quase sempre os pneus carecas (aqueles que não têm os sulcos) são dados pelos próprios motoristas ou então comprados por um preço mais baixo, para em seguida serem revendidos aos clientes.

“A gente chega a trocar 50 pneus por semana com os frisados. Eu sei que está desgastado, mas quando vendo eles [pneus riscados] aviso aos motoristas que a vida útil deles é mínima. É como se fosse só uma solução até o cara comprar o pneu novo”, disse.

O motorista Atílio Ramos da Silva, 34, teve o pneu do veículo estourado e, como estava com pouco dinheiro, recorreu pela procura desses tipos de pneus. “Pesquisei nas lojas antes de comprar um pneu usado, mas um novo estava no preço de R$110,00. Na borracharia, vou comprar um que dá para colocar como estepe com um preço bem menor, de R$40,00. Sei que é perigoso, mas era a única solução para eu não ficar sem um pneu de reserva”, disse.

De acordo com uma proprietária de outra borracharia, que preferiu não se identificar, os pneus velhos são recolhidos em algumas lojas autorizadas que fazem a venda desses produtos novos e também quando fazem a troca entre seus clientes no próprio estabelecimento.

Depois é feito a frisagem do pneu com um novo traçado sobre a borracha gasta, para ajudar no momento em que o veículo for frear. Para dá mais aparência que o material está novo são usadas ainda graxa e gasolina sobre o pneu para dar um aspecto melhor.

“Temos três borracharias que atendem com a venda de pneus frisados e a procura é grande por ser um produto mais barato que os oferecidos nas lojas. Além de ajudar quem não tem condições de comprar um novo. Aqui ainda fazemos o trabalho de recolher os pneus que não têm mais serventia e mandar para o local que recolhe pneus velhos. O pior seria se esses pneus estivessem jogados nos terrenos da cidade”, disse a proprietária da borracharia.


Pneus com riscagem podem provocar acidentes

Ouça a informação com Boris Feldman no link abaixo.

http://www.dzai.com.br/static/user//37/37204/dbdc9dd72c0fc2a98264f93ac60bfe8e.jpg


Pneus frisados recebem um tratamento na aparência para parecerem novos

O vendedor Alison Andrade, 27, que trabalha em uma loja que vende pneus novos, explica os riscos dos pneus frisados e o que esta prática causa à estrutura do produto. “A riscagem nada mais é do que o aumento das ranhuras no pneu. Ao ser submetido à frisagem, o pneu sofre uma diminuição na espessura da camada de borracha e assim expõe parte da estrutura que é formada de arame. Quando chega nessa parte de arames, o pneu perdeu toda a sustentação e consequentemente a capacidade de rodar”, explicou.

O vendedor afirma que este procedimento é altamente perigoso, pois uma vez alterada a estrutura do pneu pode até causar sérios acidentes. “Um pneu de primeira linha para carro de passeio deve rodar até 50 mil/km, e um importado ou de segunda linha no máximo até 30mil/km. Após esse limite, o produto se torna um perigo e até mesmo ocasionar em um acidente”, alertou Alison.

Cuidado pois se o motivo do seu acidente for por conta de um pneu frisado, você pode ter seu reparo negado pela seguradora.

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